PERNAMBUCO

Jovens da periferia de Recife tocarão diante do papa em concerto pela paz com ucranianos e russos

25 jovens músicos pernambucanos da Orquestra Criança Cidadã, um projeto de inclusão social através da música, embarcam em direção a Roma, capital da Itália, para se unir a artistas daquele país e também da Rússia e da Ucrânia, que atualmente estão em guerra. De lá, eles partem para o Vaticano, onde realizam o Concerto pela Paz, com a presença do papa Francisco na plateia. As apresentações ocorrem nesta sexta-feira (3) e sábado (4).

 

Os meninos e meninas, de 14 a 21 anos, residem no Coque, bairro com um dos piores índices de desenvolvimento humano da capital, e em Camela, distrito modesto da cidade de Ipojuca, na Região Metropolitana. Entre os artistas, está um garoto cujo irmão morreu assassinado pelo tráfico de drogas e uma violonista filha de pais ambulantes no metrô.

 

Em reconhecimento aos cidadãos afetados diretamente pelo conflito, haverá apresentação de composições do russo Sergei Rachmaninov e do ucraniano Mykola Leontovich. Em honra ao papa, foram escolhidos o italiano Antonio Vivaldi e o argentino Astor Piazzolla. Representando o Brasil, temos Heitor Villa-Lobos, Ary Barroso e o caruaruense Clóvis Pereira, de 93 anos, cujas “Três peças nordestinas”, marco do Movimento Armorial, foram selecionadas.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp