Internacional

Kamala Harris se torna a primeira mulher a assumir a vice-presidência dos EUA

Estadão – Na tarde desta quarta-feira (20), 212 anos depois de John Adams se tornar o primeiro vice-presidente do país, Kamala Harris se tornou a primeira mulher – e a primeira mulher negra – a assumir o cargo. O momento é um marco para os americanos que lutaram por gerações para ver rostos semelhantes aos seus no poder executivo do governo.

Mas o papel de Kamala Harris no novo governo será muito mais do que simbólico.

Com o Senado agora dividido igualmente entre democratas e republicanos, Harris pode se ver dando o voto decisivo em muitos momentos cruciais, porque o vice-presidente exerce o poder de desempate no Congresso dos EUA.

Uma legislação ambiciosa sobre o coronavírus, a economia, as mudanças climáticas e outras questões políticas estarão no topo da agenda do presidente Biden, e o voto de Kamala pode ser crítico. Um de seus primeiros atos oficiais em seu novo cargo será dar posse a três novos senadores democratas.

Muitos esperam que Biden também confie em suas habilidades de promotora e em sua energia pessoal como um membro crucial do governo. E dada a especulação de que Biden, de 78 anos, pode não concorrer a um segundo mandato, Harris certamente enfrentará um intenso escrutínio sobre seu próprio futuro político.

Mas para muitos, é a voz que ela oferecerá às mulheres e pessoas negras que são centrais para o cargo.

“Isso é tão importante, ter uma mulher negra nas grandes questões que este governo tem que enfrentar”, disse a deputada Barbara Lee, democrata da Califórnia e aliada de longa data de Harris. “Ela trará uma lente de justiça, uma lente de justiça racial, equidade racial, para tudo e cada política e cada decisão que vai ser tomada.”

Hillary Clinton, a única mulher a receber a indicação presidencial de um grande partido, destacou a natureza de quebrar as barreiras da conquista de Harris em um tweet na quarta-feira.

“Fico contente em pensar que o que parece histórico e incrível para nós hoje – uma mulher tomando posse como vice-presidente – parecerá normal, óbvio ,“é claro”, para as sobrinhas netas de Kamala à medida que crescem”, escreveu Hillary, postando uma foto de Kamala Harris com as duas meninas. “E eles estarão certas.”


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp