Brasil

Kassio Nunes Marques toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal

05/11/2020


Conjur – O desembargador Kassio Nunes Marques toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira (5) em cerimônia parcialmente virtual. Ele assume a cadeira do ministro Celso de Mello, que se aposentou no último dia 13 de outubro.

Conforme a tradição, após a execução do Hino Nacional, o empossado é conduzido ao Plenário pelo ministro mais antigo e pelo mais recente. No entanto, na cerimônia de posse de Marques, o ato foi realizado pelos ministros Alexandre de Moraes, mais novo, e Gilmar Mendes, que substituiu o decano, ministro Marco Aurélio, na função de conduzir o novato. Marco Aurélio optou por acompanhar a solenidade por videoconferência, por integrar o grupo de risco mais propenso à contaminação pelo coronavírus.

Marques fez a leitura do termo de compromisso e em seguida o diretor-geral do STF, Edmundo Veras, fez a leitura do termo de posse, assinado pelo presidente do Tribunal, ministro Luiz Fux, e pelo novo ministro.

Participaram presencialmente da cerimônia Jair Bolsonaro, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o presidente da da Câmara, Rodrigo Maia. O procurador-Geral da República, Augusto Aras, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, também marcaram presença.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.