BRASIL

Lacen inicia teste para diagnóstico precoce da fibrose cística

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), unidade da Secretaria da Saúde do Estado, inicia hoje (10), a realização da fase III do teste do pezinho, que inclui a fibrose cística na triagem neonatal de doenças genéticas e/ou congênitas. A doença, também conhecida como mucoviscidose, se manifesta com sintomas respiratórios, gastrointestinais e presença excessiva de cloro no suor. Causada por um gene defeituoso, a fibrose cística induz o organismo a produzir secreções espessas que obstruem pulmões e pâncreas. A insuficiência do pâncreas faz com que a digestão de gorduras e proteínas não seja adequada e os pacientes ficam desnutridos, pois não conseguem absorver os alimentos.

Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor o tratamento e a taxa de sobrevida. O Lacen já realiza os exames das fases I e II do teste, que identificam fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito e doença falciforme. O teste é feito a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido. A identificação precoce de doenças permite evitar o aparecimento dos sintomas, através do tratamento apropriado. A recomendação é que a coleta para o teste seja feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê e as amostras de sangue devem chegar o mais rápido possível ao Lacen. O tempo entre a coleta e a realização do teste é fundamental para dar início ao tratamento dos casos diagnosticados, que deve começar antes dos primeiros 30 dias de vida.

O Lacen realizou em 2013 mais de 300 mil amostras enviadas pelos 184 municípios do Estado, com 50 casos diagnosticados (dois para fenilcetonúria, 33 para Hipotireoidismo Congênito e 15 para Hemoglobinopatias (Anemia Falciforme)). O laboratório cumpre um importante papel para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde quando contribui com a prevenção e redução da morbimortalidade provocada pelas patologias triadas.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp