PERNAMBUCO

Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo de Pernambuco, completa 80 anos

Os festejos pré-carnavalescos em Pernambuco já ganharam as ruas da capital e da Região Metropolitana.

 

Neste fim de semana, a folia vem em dose dupla: o Festival Canto da Sereia (Itamaracá), em celebração ao aniversário de 80 anos de Lia de Itamaracá e o Águas de Oxalá, em Olinda.

 

O “Festival O Canto da Sereia”, acontece desta sexta-feira (12) a domingo (14), na Praia de Jaguaribe, em Itamaracá, iniciativa produzida com incentivo do Funcultura em comemoração aos 80 anos de Lia de Itamaracá, Patrimônio Vivo de Pernambuco e homenageada do Carnaval pernambucano deste ano – juntamente com Alceu Valença e Claudionor Germano.

 

O Canto da Sereia

 

Artista icônica da cultura popular brasileira, Lia de Itamaracá chega a seus 80 anos de vida.

 

Uma longevidade que a consagra decana da cultura popular de Pernambuco. Uma artista que carrega os símbolos de um Brasil profundo e que nos fala de identidade, cultura popular, celebração, raça, feminismo e da sabedoria que só recebemos quando ouvimos os mais velhos.

 

“Eu estou achando tudo uma maravilha. Estou muito feliz, alegre e me sentindo muito amada, porque estou recebendo em vida essa homenagem e esse reconhecimento de todos que conhecem minha luta e minha história”, afirma Lia de Itamaracá.

 

A nova idade de Dona Lia é comemorada com uma festa à altura das dimensões que sua arte carrega.

 

Em sua terceira edição, o festival chega em um formato especial que dialoga com todas as linguagens artísticas que Lia inspira com sua ciranda: música, dança, religiosidade, audiovisual, moda, literatura e muita festa.

 

 

Águas de Oxalá

 

Tradição do calendário turístico-cultural de Olinda, o evento chega à sua 44ª edição, neste domingo (14), às 14h, com o tema “Nossa raiz, nossa cor”.

 

Águas de Oxalá é uma iniciativa em reverência a Oxalá, que na Igreja Católica é o Senhor do Bonfim, regente da paz e da prosperidade.

 

A festa acontece para sacralizar a cidade de Olinda, trazendo bênçãos a todos os turistas e pessoas que guardam as tradições de culto ao divino em suas diferentes expressões.

 

Ciclo Carnavalesco

 

O Edital de Convocatória do Ciclo Carnavalesco 2024, lançado pela Secult-PE e Fundarpe, junto à Secretaria Estadual de Turismo (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), contou com de 1,5 mil inscrições e praticamente 1,3 mil foram habilitadas, em um total de quase 80% das inscrições.

 

“Isso quer dizer que vamos ter um Carnaval ainda maior, mais inclusivo, mais democrático, e com a participação de muito mais brincantes do que temos historicamente. O Carnaval de Pernambuco não se explica. Se vive!”, celebra Carla Pereira, gerente de Produção e Ações Culturais da Fundarpe.

 

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp