NORDESTE

Lula: a saga retirante pela água, a luta para superar forte guerra/ resistência da Elite e, enfim, a proximidade da entrega da Transposição

O Nordeste está diante da fase final para entrega em breve e definitivo da Transposição do São Francisco, a maior obra hídrica de todos os tempos no Brasil. Vamos combinar: mas para isso acontecer,
somente a determinação com decisão política inegociável do ex-retirante e presidente do País por 3 mandatos de nome Luiz Inácio Lula da Silva seria capaz de planejar, executar, concluir e disponibilizar a milhões de nordestinos o direito à água de qualidade.

A presença do presidente visitando os efeitos da Transposição no Rio Grande do Norte nesses últimos dias deixando a governadora Fátima Bezerra deslumbrada nem assim pode ignorar ou esconder o que significou verdadeira Guerra de estados, CNBB, universidades, OAB, índios invadindo a obra, Bispo Dom Luiz Flávio Cappio, da Barra (BA), fazendo greve de fome e artistas famosos como Elba Ramalho e Geraldo Azevedo boicotando a decisão de Lula de executar a obra.

Esta é a realidade superada que travou por anos a execução de tamanho obra de infraestrutura capaz de fixar os nordestinos em seus habitats de clima semiárido.

FOI GUERRA MESMO

A dados de hoje ninguém se importa em dimensionar mas a reação antes e durante a obra foi muito braba e contrária das elites de Minas, Bahia, Sergipe, Alagoas e até parte de Pernambuco atuando em todos os níveis para impedir o que já faz algum tempo significa a redenção de milhões de nordestinos ávidos por um copo d’água.

Como foi dito, somente alguém com o perfil de Lula, expulso de seu Pernambuco por conta seca e da falta de água precisando tentar a vida em São Paulo seguindo em “pau de arara” imortalizado por Luiz Gonzaga para saber a dimensão exata dos efeitos da obra que está mudando o rumo de grande parte do Nordeste.

DILMA MANTEVE

Aliás, é preciso reconhecer a mesma firmeza da presidenta Dilma Rousseff deixando depois de sofrer Golpe no Governo mais de 92% da obra feita, mesmo convivendo com o oportunismo de Michel Temer e Jair Bolsonaro querendo pegar carona na autoria de um serviço produzido por outros. Ainda bem que o então governador Ricardo Coutinho bancou a inauguração prévia da obra com as presenças de Lula e Dilma em Monteiro.

MUDANÇAS EM CURSO

Trocando em miúdos, a nova realidade advinda da Transposição já se faz sentir nos estados de Pernambuco, Paraiba, Ceará e Rio Grande do Norte com a força e empenho de muitos mas nenhuma das personalidades dispõe do histórico singular do ex-retirante e presidente de status internacional Luiz Inácio Lula da Silva.

É apenas uma questão de Justiça reconhecer o tamanho da ousadia do também pernambucano.

ÚLTIMA

“Quem sabe faz a hora/não espera acontecer “


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp