POLÍTICA

Lula confirma volta a Pernambuco em março para inaugurar a Hemobrás

Em entrevista ao jornalista Elielson Lima, da CBN Recife, na manhã desta terça-feira (30) o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que voltará ao Estado, provavelmente, em março para inauguração da Hemobrás -Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), na cidade de Goiana, Região da Mata Norte do Estado.

 

A obra, iniciada em 2009, no governo anterior do presidente Lula, ainda está sendo finalizada.  Quando pronta, será a maior fábrica de medicamentos hemoderivados da América Latina, com capacidade para processar até 500 mil litros de plasma ao ano, com investimento de R$ 1,4 bilhão. “Vamos inaugurar a fábrica, que foi pensada no tempo de Humberto Costa, quando era ministro da Saúde. São 23 anos desde que começou”, disse.

 

Ouça aqui a entrevista completa

 

 

Relação Federativa

 

Entre outros vários temas abordados pelo jornalista, o presidente Lula ressaltou que encontrou 10 mil obras paradas paralisadas em Pernambuco, quando assumiu o governo de 2023.  E reforçou a importância de manter um relacionamento produtivo com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

 

‘Tenho uma relação boa com a governadora Raquel Lyra e quero manter uma relação federativa. Quero dar a Pernambuco um tratamento especial e vamos retomar as obras, dentro da expectativa do NOVO PAC”, declarou.

 

O presidente citou entre grandes obras estruturadoras a retomada da Transnordestina, de unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, bem como a possiblidade de construção de parcerias com o setor privado e públicos (estadual e municipal) para dar dinamismo e crescimento ao Estado, assim como o Nordeste.

 

“Nunca me conformei de ver o Nordeste em segunda categoria… Eu ficava ainda adolescente, em São Paulo, quando saí de Pernambuco,  isso incomodova. Quero devolver ao Nordeste oportunidades. Temos que deixar a região em condições iguais. Cabe ao governo criar as condições para que os investidores vejam a região com competitividade”.

 

Operação da PF

 

Questinado pelo jornalista em relação à operação da Polícia Federal na Abin sobre suspeitas de  interferências do filho do ex-presidente Jair Bolsanaro, o vereador Carlos Bolsonaro (PL- RJ), Lula fez questão de frisar que  “os investigados devem ter a presunção da inocência e que a PF não pode fazer “pirotecnia” com suas operações”.

 

Carlos Bolsonaro foi alvo, na segunda-feira (29), de operação da PF no âmbito da investigação sobre uma possível estrutura paralela dentro da Agência Brasileira de Inteligência durante o governo  Bolsonaro, para monitorar adversários da gestão.

.

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp