INTERNACIONAL

Lula expande liderança além da América, ainda foca em decisões fundamentais no Congresso em meio à Oposição resmungando

Foto Ricardo Stucket

 

Mesmo estando na Argentina para comandar a nova fase do Mercosul depois de anos de ausências do Brasil, o presidente Lula convive com pauta relevante como principal liderança sul-americana  tratando do acordo com União Europeia e ainda acompanhando medidas internas no País a projetar nova fase econômica diante das decisões no decorrer da semana no Congresso Nacional.

 

Repito: mesmo no Exterior, o presidente monitora e dialoga com o presidente da Câmara, Artur Lira, para conduzir e aprovar novas regras para o Carf, ainda o arcabouço fiscal e a reforma tributária – matérias de alta importância para o futuro do País.

 

Na prática, no decorrer da semana a Câmara vota a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma tributária, o projeto de lei que estabelece o retorno do chamado “voto de confiança” a favor da União no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf) e a análise das mudanças no novo arcabouço fiscal implementadas pelo Senado Federal.

 

ACORDO COM UE

 

É evidente que o coordenador econômico Fernando Haddad converge para ajustar aspectos com os governos e prefeituras, assim como setores da iniciativa privada, mas o fato é que a costura no Congresso Nacional chega numa hora relevante na qual Lula costura com os presidentes sul-americanos um acordo bem resolvido com a União Européia.

PROJEÇÃO DO LIDER

Já o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), revelou que as votações sobre as mudanças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e do novo arcabouço fiscal devem ser concluídas até esta quarta-feira liberando a agenda para que o texto da Reforma Tributária possa ser votado até quinta-feira.

BAHIA DE MUITAS OBRAS

 

Antes de seguir para a Argentina, Lula ainda teve tempo de ir a Ilhéus deflagrar a construção de
<span;>novo trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) com investimentos de R$ 1,1 bi.

Na prática, serão 127 quilômetros de trilhos passando pelo território de sete municípios baianos para formar um novo corredor de integração e exportação para a Bahia e para o Brasil.

Nesse Estado, ainda esta semana se consolidam as negociações para implantação de fábrica de automóveis elétricos e no decorrer dos dias começam as obras da ponte Salvador – Itaparica.

Eis o resumo da ópera.

ÚLTIMA

“O Olho que existe/ é o que vê…”


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp