INTERNACIONAL

Macron avalia que Lula muda dinâmica das negociações com a Venezuela

Para o Palácio do Eliseu, a participação de Lula é um elemento novo, porém determinante, uma vez que o Brasil é a principal potência da América Latina

 

247 – Segundo informações divulgadas pelo Valor Econômico, o governo da França avalia que a presença do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva nas negociações sobre a questão da Venezuela tem alterado a dinâmica dos debates, em comparação com novembro do ano passado. Naquela ocasião, durante o Fórum de Paris para a Paz, ocorreu a primeira reunião nesse formato, na qual o presidente francês Emmanuel Macron reuniu o opositor venezuelano Gerardo Blyde e o representante do chavismo, Jorge Rodrigues.

Para o Palácio do Eliseu, a participação de Lula é um elemento novo, porém determinante, uma vez que o Brasil é a principal potência demográfica e econômica da América Latina, exercendo um peso significativo para influenciar a resolução da crise venezuelana e alcançar um acordo entre as partes envolvidas.

 

Durante a reunião, ficou estabelecido que os dois partidos venezuelanos devem chegar a um acordo para a organização de eleições no próximo ano, sob condições livres, justas, abertas e iguais. Esse ponto é considerado essencial pelos presentes para superar a crise e permitir a suspensão das sanções internacionais impostas à Venezuela.

 

A União Europeia também manifestou interesse em enviar uma missão de observação eleitoral para acompanhar essas eleições.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp