BRASIL

Mais da metade das crianças do 2º ano do fundamental não conseguem ler

Por Fabiana Sampaio – Repórter da Radio Nacional – Rio de Janeiro

 

Mais da metade das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública não aprenderam a ler e escrever no Brasil. A informação é do Unicef, com base nos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2021.

 

Segundo o Unicef, os resultados indicam que 56% dessas crianças não foram alfabetizadas na faixa etária esperada e elas se somam a outros milhares de meninas e meninos no Brasil que estão na escola, sem saber ler e escrever.

 

A situação já era preocupante antes da pandemia da Covid19, quando o país registrava quase 40% de crianças não alfabetizadas no segundo ano do ensino fundamental, e se agravou ao longo da emergência mundial.

 

Situação aguçou na pandemia

 

A oficial de Educação do Unicef, Júlia Ribeiro, afirma que a pandemia teve um grande impacto nesses resultados com a redução dos dias letivos, dificuldade de acesso aos materiais educacionais e a falta de um profissional orientando os alunos de forma próxima.

 

Segundo a especialista, a alfabetização é uma etapa fundamental da trajetória escolar de crianças e adolescentes e a perda desse momento pode repercutir não só no seu desempenho acadêmico, mas em toda a sua vida.

 

Júlia Ribeiro avalia que o “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, lançado em 2023 pelo Ministério da Educação, está alinhado às principais estratégias para enfrentar o problema.

 

O que diz o programa

 

O programa realizado em parceria com estados e municípios prevê medidas para assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental, além da recomposição das aprendizagens das crianças do 3°, 4° e 5° ano, que foram afetadas pela pandemia.

 

A oficial de Educação do Unicef reforça, no entanto, que é preciso acompanhamento e monitoramento constante da iniciativa para que ela seja implementada corretamente e alcance os resultados esperados.

 

Adesão foi de quase 100%, diz MEC

 

O Ministério da Educação informou em nota que 100% dos estados aderiram ao Compromisso e quase a totalidade dos municípios do país. Ainda de acordo com a pasta, mais de R$ 620 milhões de investimentos do programa foram executados no ano passado.

 

Entre os projetos, estão a designação de mais de 6 mil articuladores, com potencial de beneficiar mais de 15 milhões de crianças desde a educação infantil, e a instalação de Cantinho de Leitura nas escolas com turma de educação infantil. A iniciativa também formalizou junto a 5 universidades, uma em cada região do país, parceria de oferta de formação continuada do Programa de Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil para a etapa da pré-escola.


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