INTERNACIONAL

Mais de 40 países estão interessados em entrar nos Brics, diz África do Sul

Além dos 22 países que solicitaram formalmente sua adesão, um número igual de países manifestou interesse em se tornar membros dos Brics

 

Reuters – Mais de 40 países manifestaram interesse em se juntar aos Brics, disse nesta quinta-feira o principal diplomata sul-africano responsável pelas relações com o bloco.



Anil Sooklal e funcionários do Departamento de Relações Exteriores falaram com jornalistas em Johanesburgo, um dia depois da África do Sul confirmar que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não participará da cúpula dos Brics, que será realizada de 22 a 24 de agosto.

 

A questão de até onde e com que rapidez expandir o grupo — formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — está no topo da agenda da cúpula das nações que buscam compensar a hegemonia do Ocidente liderado pelos Estados Unidos nos assuntos globais.



 

Além dos 22 países que solicitaram formalmente sua adesão, Sooklal disse que havia “um número igual de países que manifestaram informalmente interesse em se tornar membros dos Brics… (incluindo) todos os principais países do Sul global”.

 

As autoridades sul-africanas querem que os Brics se torne um campeão do mundo em desenvolvimento, e Argentina, Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Cuba, República Democrática do Congo, Comores, Gabão e Cazaquistão já manifestaram interesse em entrar no bloco.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp