Nordeste

Maranhão alcança recorde de mais de 330 mil doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas em uma semana

O Maranhão continua avançando na campanha de imunização contra a Covid-19. Com os esforços conjuntos, o estado alcançou o recorde de 331.667 doses de vacinas aplicadas em uma semana. O número significativo resultou também de ações do Governo do Maranhão em parceria com os municípios, com estratégias como a realização dos Arraiais da Vacinação e a disponibilização de profissionais para auxiliar as cidades com menos de 50 mil habitantes na vacinação, além da agilidade na distribuição dos imunizantes aos municípios.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, esse número é uma recompensa para os esforços do Governo do Estado no auxílio à imunização dos maranhenses. “Não estamos medindo esforços para auxiliar no processo de imunização contra a Covid-19. E esse número, de mais de 330 mil doses aplicadas em apenas uma semana, nos deixa muito felizes, pois sinaliza que estamos no caminho certo para vencer essa pandemia, sem deixar ninguém para trás”, destaca Carlos Lula.

Maranhão continua avançando na campanha de imunização contra a Covid-19 (Foto: Ruy Barros)

A realização dos Arraiais da Vacinação contra a Covid-19, mobilização realizada pelo Governo do Estado em parceria com os municípios, possibilitou a ampliação da cobertura vacinal contra a doença em várias cidades maranhenses. Até o momento, a ação já beneficiou moradores dos municípios da Ilha de São Luís, além das cidades de Timon, Morros, Alcântara, Açailândia, Santa Inês, Balsas, Tutóia, São João dos Patos, Imperatriz, Pinheiro, Caxias e Barreirinhas.

Para os municípios com menos de 50 mil habitantes, o Governo disponibilizou profissionais entre técnicos de enfermagem, digitadores e supervisores, que estão trabalhando auxiliando a aplicação e o registro das doses no sistema do Ministério da Saúde.

Além disso, a logística de distribuição dos imunizantes, realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), possibilita a distribuição dos imunizantes em até 48h, após o envio realizado pelo Ministério da Saúde.

Maranhão continua avançando na campanha de imunização contra a Covid-19 (Foto: Ruy Barros)
Maranhão continua avançando na campanha de imunização contra a Covid-19 (Foto: Ruy Barros)

Para isso, a SES conta com a parceria do Centro Tático Aéreo (CTA), que faz o transporte das vacinas com o uso de helicópteros e avião, e da Polícia Militar, responsável pela segurança no deslocamento. Para o transporte das vacinas também são utilizadas vans refrigeradas.

“Nosso trabalho continua no sentido de auxiliar os municípios a vacinarem mais pessoas e mais rápido. Vamos continuar fazendo o que for possível para agilizar a imunização da nossa população, sem deixar ninguém sem a vacina”, conclui o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp