NORDESTE

Maranhão e Bahia lideram áreas de queimadas na região, diz Inpe

Da Redação RNE

 

 

 

Os estados do Maranhão e da Bahia, no Nordeste, lideram as áreas de queimadas na região, segundo dados do Sistema de Monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

 

 

 

No Maranhão, líder no Nordeste com maior número de queimadas, teve 6.871 ocorrências de janeiro a agosto. A Bahia, em segunda posição, com 3.356 focos de incêndios registrados.

 

 

 

Ainda segundo o Programa Queimadas do Inpe, apenas em agosto, a Bahia teve 785 focos de queimadas. O Oeste do estado lidera o número de casos, com 506 incêndios. Os municípios mais críticos são: São Desidério, com 315 focos; Formosa do Rio Preto, com 226 focos; e Cocos, com 201 focos.

 

 

 

 

Ações de fiscalização

 

 

 

No Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) tem intensificado ações de monitoramento, prevenção e fiscalização para o combate às queimadas. Nesta quinta-feira (12) foi realizada mais uma campanha de sensibilização alertando sobre os riscos ambientais e a necessidade de ações preventivas durante o período proibitivo do fogo. A ação foi realizada nas cidades de Coelho Neto e Caxias, região dos cocais maranhenses. Na próxima semana, outra blitz ambiental está programada para acontecer em Bacabal.

 

 

As ações de sensibilização do programa Maranhão Sem Queimadas já foram realizadas em Mirador, Imperatriz, Balsas, Pastos Bons, Colinas, Açailândia, Bom Jardim e Santa Inês. Por meio do Maranhão Sem Queimadas já foram doados mais de 3 mil equipamentos para combate a incêndios florestais, neste ano de 2024. Além disso, o ano contou com um aumento significativo na adesão de municípios.

 

 

Para impedir ilícitos ambientais como queimadas e desmatamentos no período de estiagem, o Governo do Estado publicou Decreto que proíbe o uso do fogo para limpeza e manejo de áreas de 1º de agosto a 30 de novembro de 2024.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp