BRASIL

Marcio Pochmann toma posse como presidente do IBGE e fala em “recuperação urgente e inadiável”

O novo presidente afirmou que o órgão é “o espelho reflexivo” e “a bússola de movimento da nação”

247 – O presidente Lula (PT) participou nesta sexta-feira (18) da cerimônia de posse do novo presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Marcio Pochmann.

 

Em seu discurso, o professor e pesquisador afirmou que “o atual curso da mudança de época histórica vivida por todas as gerações de brasileiras requer inovações gerais, compatíveis com o terceiro mandato democraticamente eleito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva”. Pochmann destacou ter “quase 40 anos de uma vida dedicada ao conhecimento, ensino e às ações voltadas para os avanços sociais”.

 

“Entendo básico reafirmar mais uma vez a dupla função do IBGE. De um lado, o espelho reflexivo da nação, que continuamente revela quantos somos, como somos, como vivemos, trabalhamos, moramos, alimentamos e tudo mais. O verdadeiro cartão de apresentação ao mundo. E, de outro lado, a bússola de movimento da nação, capaz de monitorar trajetórias perseguidas, mudanças de rumos e macrotendências portadoras de futuro”, complementou mais à frente.

Ele ainda declarou que “a recuperação do IBGE é urgente e inadiável, após o vendaval tóxico e destrutivo dos anos recentes, que impuseram à realização do Censo Demográfico um atraso de dois anos e com recursos orçamentários de apenas dois terços do total que havia sido comprometido em termos reais no ano de 2010, último ano do segundo mandato do presidente Lula. Sem concursos públicos e sob rebaixamento salarial e precarização generalizada das condições de trabalho, o IBGE foi submetido a uma de suas piores situações vivenciadas desde o ano de 1936, quando foi constituído”.

Antes da nomeação oficial de Pochmann, o professor foi alvo de uma campanha difamatória da imprensa corporativa, que chegou a insinuar que ele poderia, no comando do IBGE, manipular índices econômicos para favorecer o governo federal.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp