Brasil

Marcos Coimbra: ‘probabilidade­ de vitória de Lula no 1º turno tem aumentado consistentemente’

Presidente do Vox Populi diz que o ‘eleitorado não precisa de mais tempo para escolher. Para a grande maioria, quanto menos tempo tivermos de Bolsonaro, melhor’

 

247 – O sociólogo Marcos Coimbra, presidente do Instituto Vox Populi, especializado em pesquisas de opinião, afirma em artigo publicado na CartaCapital nesta sexta-feira (17) que a ‘probabilidade­ de vitória de Lula no 1º turno tem aumentado consistentemente desde o início do ano’.

O especialista explica as razões: “em primeiro lugar, porque as intenções de voto em Lula estão em crescimento. Em segundo lugar, o conjunto das pesquisas mostra que Bolsonaro não consegue crescer por nada que faça”.

Coimbra cita também o esvaziamento da ‘terceira via’. “A soma dos votos em outros nomes (sem considerar Ciro Gomes) foi de 15% para 5% dos válidos, entre janeiro e junho. O capitão melhorou 6 pontos porcentuais, de 28% para 34%, Ciro ficou igual e os demais foram para Lula. Resultado: Bolsonaro, que precisava ter um crescimento espetacular, reduziu a diferença para Lula em apenas 2 pontos. Ciro, que teria de subir estratosfericamente, não se moveu. Com isso, Lula se aproximou de uma vitória no primeiro turno, chance que aumentaria se a metade dos simpatizantes de Ciro, que pretende votar no petista no segundo turno, optar por fazê-lo já no dia 2 de outubro”.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp