NORDESTE

Metroviários de Pernambuco realizam manifestação contra privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos

 Os metroviários da Região Metropolitana do Recife, que estão em greve há sete dias, realizaram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (17) em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília. O protesto tem como objetivo se opor à privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e demandar a retirada da companhia do Programa Nacional de Desestatização (PND). O ato contou com a participação de metroferroviários de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (Transurb).

 

A categoria destaca que a greve dos metroviários da RMR é notável por ser a primeira de uma categoria federal durante o governo do presidente Lula. Os trabalhadores alegam que o presidente havia se comprometido a retirar a CBTU do PND, mas até o momento essa medida não foi adotada.

 

“Durante a época de campanha, o presidente Lula se comprometeu com essa categoria, para a retirada da CBTU do Plano de Desestatização e por mais investimentos no Metrô do Recife. Mas, infelizmente, Lula segue a ideia do governo Bolsonaro e avança com essa ideia de entregar a CBTU nas mãos dos empresários. Não iremos deixar”, informou o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares.

 

Além da oposição à privatização, a categoria também reivindica a aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2023-2025, pedindo um reajuste de 7%, enquanto a CBTU oferece 3,45%. A manifestação dos metroviários reforça as preocupações em relação ao futuro do sistema de transporte público e às condições de trabalho dos profissionais envolvidos.

247


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp