NORDESTE

Ministério de Minas e Energia determina obras de transmissão em três estados no Nordeste

Novas linhas de transmissão e distribuição e equipamentos no Leste do Maranhão, Centro-Norte do Piauí e Região Metropolitana de João Pessoa terão R$300 milhões em investimentos previstos, em anúncio do Ministério de Minas e Energia (MME), dento do planejamento do  Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTEE).

 

Os equipamentos  permitirão solucionar restrições para a conexão de novos projetos de geração, ampliando a margem de escoamento de energia elétrica nessas regiões do Sistema Interligado Nacional (SIN).

 

“As novas linhas significam mais investimentos para garantir mais segurança e qualidade no fornecimento de energia elétrica e mais geração de oportunidades e, principalmente, emprego e renda para nossa população. Trata-se de mais uma ação do MME no sentido de promover desenvolvimento por meio da energia elétrica”, destacou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira sobre o POTEE.

 

Licitação em 2025

 

Essa emissão do Plano de Outorgas baseia-se, principalmente, em dois recentes estudos de planejamento da transmissão elaborados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que buscam solucionar violações operativas no sistema de transmissão dos estados Maranhão, Piauí e Paraíba, abrindo margem para integração de novas usinas geradoras nesses estados.

 

“O Nordeste tem sido destino de grandes investimentos em geração renovável, especialmente de usinas eólicas e fotovoltaicas, o que tem demandado cada vez mais a atenção do planejamento setorial na determinação de investimentos na rede e garantir atendimento aos critérios de confiabilidade vigentes”, pontua o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Thiago Barral.

 

As novas linhas de transmissão e equipamentos previstos para os estados do Maranhão e Piauí estarão aptas para licitação em 2025, em leilão de transmissão a ser promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

 

As demais obras determinadas, nesta emissão do plano, serão outorgadas pela agência por meio de resolução autorizativa.

 

O Plano de Outorgas de Transmissão de Energia Elétrica (POTTE) 2023 – 4 Emissão traz, ainda, a confirmação da manutenção da necessidade sistêmica do segundo circuito da LT 230 kV Ribeiro Gonçalves – Balsas, instalação que pertencia a contrato de concessão extinto por caducidade.

 

Essa obra configura-se como imprescindível ao SIN para a manutenção da confiabilidade do suprimento para a região de Balsas (MA), e será ofertada no Leilão de Transmissão nº 1/2024.

 

*Com informações do MME


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp