NORDESTE

Modelo da nova composição do Consórcio Nordeste dialoga com equilíbrio, diversidade e avanços de gestão para enfrentar desafios

Só quem acompanha o Consórcio Nordeste com dedicação e conhecimento de causa nos bastidores há anos compreende a composição produzida pelos 9 governadores nesta 5a feira para alinhar duas gestões de futuro, agora e na sequência, envolvendo João Azevedo e Fátima Bezerra, da Paraiba e Rio Grande do Norte.

Embora tenhamos dois outros governadores reeleitos – Paulo Dantas, de Alagoas, e Carlos Brandão, no Maranhão- nesses dois casos são vice que assumiram em circunstâncias diferentes, sem a experiência continuada com nais tempo de governo como João e Fátima.

 

Em tese, ao sabor dos novos tempos de protagonismos advindos do feminino, minorias, gêneros, etc, a composição inicial da presidência do Consórcio Nordeste poderia ter outro encaminhamento, mas a sensibilidade, domínio de gestão, resultado fiscal e alinhamento com os desafios terminaram recaindo sobre a figura de João Azevêdo.

 

A questão é complexa porque o Consórcio gerou valor agregado positivo coletivo, sobretudo na fase mais difícil da Pandemia, ao mesmo tempo desenvolveu articulações de desempenhos específicos em diversas áreas levando o Fórum a ser referência nacional.

 

Este é o maior desafio diante de governadores sem experiência real de gestão.

 

RESULTADO DE POLITICAS

 

Chama a atenção o fato da Paraiba dispor de condição singular atual no Nordeste como sendo o governo com rating AA+ do Tesouro Nacional, cujo desempenho fiscal implica em natureza sem igual, agora os diversos programas a referenciar a Paraiba na conjuntura.

 

João Azevedo comprovadamente tem experiência e sabe lidar com os desafios de articulação coletiva sabendo encaminhar as várias câmaras temáticas podendo avançar mais mesmo diante de diversos governadores neófitos. Este é o grande desafio.

 

Trocando em miúdos, a fórmula de encaminhar Fátima Bezerra na sequência do comando é outra natureza diferenciada a distinguir o Nordeste.

 

Terra boa e de sabedoria esse Nordeste.

 

ÚLTIMA

 

 

“Quem sabe faz a hora/não espera acontecer…”


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp