Pernambuco

Morre Joel Datz, que ficou conhecido como ‘irmão evento’ por causa da participação em festas no Recife

Ele ganhou fama com o irmão, irmão Abrahão Datz, que faleceu em 1995, por marcar presença em eventos culturais e sociais realizados na capital pernambucana.

 

Morreu, nesta sexta-feira (16), Joel Datz, de 76 anos, conhecido como um dos “irmãos evento”. Ele ganhou fama com o irmão, Abrahão Datz, que faleceu em 1995. Os dois marcavam presença em eventos culturais e sociais realizados no Recife.

Pelas contas divulgadas pelo próprio Joel, ele chegou na participar de mais de 60 mil eventos. Datz era integrante da comunidade judaica e tinha problemas cardíacos.

De acordo com o coordenador de comunicação da Federação Israelita de Pernambuco, Jader Tachlitsky, ele estava internado no Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape) desde terça (13), quando deu entrada apresentando problemas cardiológicos.

“Ele continuou de uma certa forma cumprindo o ritual que eles tinham de viver prestigiando os eventos culturais e de artistas, até começar a pandemia da Covid-19. Era uma figura sempre presente quando tinha alguma exposição ou evento social”, destacou Jader Tachlitsky.

O sepultamento de Joel Datz será realizado de acordo com o ritual judaico. A solenidade é organizada pela Federação Israelita de Pernambuco para um número restrito de pessoas, por causa da pandemia.

A Secretaria de Cultura do Recife lamentou a morte e disse, por meio de nota, que Joel vai deixar uma cadeira sempre vazia na cultura da cidade.

“O Recife perdeu a presença mais cativa de sua vida cultural. Um homem que, na companhia do irmão ou sozinho, era sinônimo de casa cheia, indicativo infalível de sucesso para empreitadas artísticas de quaisquer grandezas e naturezas. Os aplausos hoje são todos para ele, que assumiu como motor de vida e alcunha a paixão pela cultura da cidade que adotou e por quem foi adotado”, diz, a nota.

 

*G1PE

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp