Pernambuco

Morre Marianne Peretti, 94, artista responsável por vitrais de Brasília e única mulher da equipe de Oscar Niemeyer

Vitralista, que morreu no Recife, estava internada no Hospital Português. A causa da morte não foi divulgada.

 

Morreu no Recife, aos 94 anos, a vitralista Marianne Peretti, única mulher a integrar a equipe de artistas responsável pela construção de Brasília, sob o comando de Oscar Niemeyer. A artista estava internada no Hospital Português, na região central, e faleceu na segunda-feira (25). A morte só foi confirmada nesta sexta-feira (29).

A causa da morte não foi divulgada pelo hospital. O velório de Marianne Peretti deve ocorrer no sábado (30), no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul de Brasília, das 13h às 15h. Em seguida está marcado o enterro, no mesmo local.

Responsável pelos vitrais da Catedral de Brasília, da Câmara dos Deputados, do Panteão da Pátria, do Superior Tribunal de Justiça, do Palácio do Jaburu e do Memorial JK, Marianne Peretti era a única da equipe de Oscar Niemeyer.

Nascida em Paris de mãe francesa e pai pernambucano, Marie Anne Antoinette Hélène Peretti se mudou para São Paulo já adulta, em 1953, após se casar com um inglês que trabalhava na capital paulista e que conheceu em uma das inúmeras viagens de navio que fazia do Rio para a Europa, e vice-versa, para visitar a família.

Em entrevista ao g1 em 2015, Marianne contou que foi preciso ser “cara de pau” para conhecer Niemeyer. Ela ficou impressionada com os traços do arquiteto ao ler uma reportagem sobre um prédio projetado por ele em Milão, na Itália, e decidiu que iria se apresentar a ele.

Mais do que uma mestra em vitrais, a artista reúne na carreira importantes esculturas, trabalhos em design e também trabalhos em desenho puro, chegando a ganhar prêmios por ilustrações.

A missa de sétimo dia de Marianne Peretti foi marcada para o domingo (1º), às 10h, na Igreja Rainha da Paz, também em Brasília. Outra missa deve ocorrer às 18h, na Catedral de Brasília, cujos vitrais foram idealizados pela artista.

 

g1pe


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp