Criador da estética visual da Tropicália, o artista gráfico baiano Rogério Duarte morreu na noite desta quarta-feira (13), no Hospital Santa Lúcia, em Brasília, cidade onde o baiano vivia. Nascido em Ubaíra, Duarte havia completado 77 anos no último domingo (10). Não há informações sobre as causas da morte. A informação foi divulgada pelo site Metrópoles, da capital federal.
Rogério foi autor de vários cartazes para filmes de seu amigo Glauber Rocha, como Deus e o Diabo na Terra do Sol (símbolo do cinema nacional) e A Idade da Terra, para o qual também criou a trilha sonora. Além de trabalhos nas artes visuais, Duarte era músico, compositor, poeta, tradutor e professor. Entre os vários artistas com os quais colaborou, contam-se Gilberto Gil, Caetano Veloso, João Gilberto, Jorge Ben e Gal Costa.
Rogério Duarte foi também um dos primeiros a ser preso e a denunciar publicamente a tortura no regime militar. Preso juntamente com seu irmão Ronaldo Duarte, o caso mobilizou artistas e mereceu ampla divulgação no jornal carioca Correio da Manhã, que publicou uma carta coletiva pedindo a libertação dos "Irmãos Duarte".
Com o endurecimento da ditadura e a promulgação do AI-5, Rogério foi para a clandestinidade e iniciou a sua fase "transcendental" que o levou a estudar o sânscrito e iniciar a tradução do Bhagavad Gita, lançado por ele anos mais tarde, acompanhado de um CD com a participação de vários artistas, com o título de Canção do Divino Mestre. Também é de sua autoria o livro Tropicaos onde, entre outras coisas, fala da prisão, tortura e de sua versão sobre o movimento tropicalista.
Entre junho e agosto do ano passado, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro sediou a exposição Marginália 1, com curadoria do alemão Manuel Raeder, primeira mostra abrangente de Rogério Duarte, que reuniu muitos aspectos do conjunto do seu trabalho, e não apenas obras gráficas. Os problemas de saúde de Rogério à época o impediram de participar do lançamento, no Rio.
Fonte: Correio 24 horas
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.