BRASIL

Morre uma lenda do futebol mundial: Zagallo

Quatro vezes campeão da Copa do Mundo, treinador da seleção brasileira de 1970, Mario Jorge Lobo Zagallo, ou simplesmente Zagallo, morreu aos 92 anos, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (5).

 

Seu falecimento foi confirmado por meio de uma nota oficial publicada no perfil “O Velho Lobo”, em suas redes sociais, no início da madrugada, neste sábado (6).

 

“É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagalo”, diz a nota.

 

Lamento

 

No site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o presidente Ednaldo Rodrigues lamentou profundamente a perda do ídolo.

 

“A CBF e o futebol brasileiro lamentam a morte de uma das suas lendas, Mário Jorge Lobo Zagallo. A CBF presta solidariedade aos seus familiares e fãs neste momento de pesar pela partida deste ídolo do nosso futebol”, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

 

“A CBF decreta luto de sete dias em homenagem ã memória do seu eterno campeão e se compromete em revernciar o seu legado. Em 2022, inauguramos uma estátua em homenagem ao eterno campeão no Museu da CBF e não esqueceremos da emoção que compartilhamos”, completou o presidente da CBF.

 

Onde tudo começou

 

Mario Jorge Lobo Zagallo era nordestino, da cidade de Atalaia, em Alagoas. Ainda menino, aos 8 meses, se mudou para o Rio de Janeiro, quando começou a jogar em equipes de base, no América Futebol Clube.

 

Depois de sua passagem pelo America, notabilizou-se no Flamengo, no qual conquistou o tricampeonato carioca em 1953/54/55.

 

Com suas atuações no Rubro-Negro, passou a ocupar um lugar na Seleção brasileira e fez parte do time que ganhou a Copa de 1958, no Chile. Naquela competição, marcou um dos gols da goleada do Brasil sobre a Suécia por 5 a 2, na decisão do título.

 

Passou a jogar pelo Botafogo, do segundo semestre de 1958 a 1965. Foi nesse período que conquistou o bicampeonato mundial, ao lado de seus colegas de clube Didi, Nilton Santos, Amarildo e Garrincha, lendas do esporte.

 

O Zagallo, treinador

 

Em 1970, obteve o terceiro título de Copa do Mundo, como treinador do dream team que reunia Pelé, Clodoaldo, Tostão, Gerson, Jairzinho, Rivellino, Carlos Alberto Torres e outros craques.

 

 

Zagallo, como treinador em 1970, com Pelé. Foto: FIFA

 

Teve sua carreira como treinador em vários times internacionais e nacionais. Zagallo decidiu não continuar profissionalmente no futebol em 2011, com 79 anos.

 

*Com informações da CBF e redes sociais

 

Foto destaque :Lucas Figueiredo/CBF


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp