NORDESTE

Na China, governador do Ceará visita hospital referência e anuncia parceria 

A delegação cearense que está em viagem pela China, liderada pelo governador Elmano de Freitas, visitou, nesta quarta-feira (13), o Hospital Universitário Cardiovascular de Xiamen, referência para o tratamento de doenças cardíacas na China. O hospital conta com mais de mil profissionais da saúde, entre médicos e enfermeiros, 16 salas cirúrgicas e 600 leitos.

 

O hospital é referência na região, realizando mais de seis mil cirurgias cardíacas por ano, das quais 600 delas são transplantes de coração. No total, o hospital atende mais de 200 mil pacientes por ano.

Parceria

Com o objetivo de fortalecer a capacitação técnica e o cultivo de talentos em saúde cardiovascular nos países do BRICS, o Centro oferece oportunidades de visita para jovens e médicos de meia idade de destaque dos países do BRICS, a cada ano, para promover a integração de teorias e técnicas cardiovasculares e cultivar talentos qualificados para o aprimoramento da capacidade de diagnóstico e tratamento cardiovascular. O Centro foi inaugurado oficialmente em setembro de 2022, no Ano China-BRICS.

 

“Eu fiquei muito orgulhoso com o trabalho que eu vi aqui, de muita excelência. Eu fiquei também muito orgulhoso de ver aqui a referência ao Hospital de Messejana. Médicos do Hospital de Messejana estarão aqui para trocar experiências e conhecimento e voltar ainda mais qualificados para atender ao povo do Ceará. Saúde pública, saúde para o povo do Ceará, é a nossa prioridade”, pontuou o governador Elmano de Freitas, durante a visita ao hospital universitário.

 

Como resultado de um trabalho desenvolvido pela equipe do Estado e o Hospital de Messejana, em 2024, dois médicos cearenses viajarão à China para seis meses de intercâmbio com o intuito de trocar experiências e trazer para o nosso Estado o que há de melhor no setor da saúde na China.

Sobre o Hospital Cardiovascular Xiamen

O Hospital Cardiovascular Xiamen, da Universidade de Xiamen, também conhecido como “Centro Cardíaco de Xiamen”, foi estabelecido em 2001, como o único hospital cardiovascular terciário na Província de Fujian. Foi aprovado como um centro filial do Centro Nacional de Pesquisa Médica Clínica para Doenças Cardiovasculares e do Centro Médico Regional Nacional para Doenças Cardiovasculares, construídos em conjunto pela Comissão Nacional de Saúde e pelo Governo Provincial de Fujian.

 

O departamento de cardiologia do hospital é uma especialidade clínica-chave nacional, e a cirurgia cardíaca e a enfermagem clínica são as especialidades clínicas-chave da Província de Fujian. Cerca de 70% dos pacientes vêm de áreas fora de Xiamen. O Índice de Mistura de Casos (Case Mix Index) do hospital chegou a 2,12, classificando-se em segundo lugar entre os grupos de operação de outras especialidades na China por três anos consecutivos, ficando atrás apenas do Hospital Fuwai da Academia Chinesa de Ciências Médicas. Tornou-se o centro de diagnóstico e tratamento mais influente para doenças cardiovasculares críticas e complexas na região.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp