Rio Grande do Norte

Natal registra filas e atraso nos pontos de vacinação contra a Covid-19

Filas foram registradas nos cinco drives da capital potiguar neste sábado (15). SMS disse que vacinas só foram liberadas pelo estado às 8h. Sesap informou que às 7h30 as doses já estavam disponíveis.

 

Natal registrou longas filas em vários pontos de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (15) e também atraso para o início da aplicação do imunizante.

A capital potiguar começou neste sábado a aplicação da segunda dose de CoronaVac para pessoas que tomaram a primeira dose até o dia 4 de abril e também ampliou a faixa etária da imunização para pessoas com comorbidades, que passou a ser a partir de 50 anos.

 

Nos cinco pontos de drive-thru da cidade, pessoas relataram filas e atraso para abertura da vacinação, que estava marcada para as 8h. As filas foram registradas tanto para carros como na área de vacinação dos pedestres.

 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as doses – que foram recebidas na sexta-feira pelo estado – atrasaram para chegar aos pontos de vacinação. O município informou que começou o dia com 620 doses que haviam sobrado do dia anterior e aguardava a nova remessa do estado.

 

“A Sesap (Secretaria de Estado da Saúde Pública) só liberou a nova remessa desse imunizante hoje às 8 horas. Em virtude disso houve um atraso para a chegada aos pontos de vacinação”, disse em nota.

 

A Sesap, também em nota, disse que não houve atraso nas entregas da CoronaVac para Natal e nenhum dos demais 166 municípios. Segundo a pasta, as 14.130 doses destinadas à capital que chegaram na quinta-feira (13) foram disponibilizadas ainda na noite de quinta “para que a vacinação fosse iniciada o mais rápido possível”.

 

“A respeito das 16 mil doses que chegaram na manhã de sexta-feira (14), 7.240 foram destinadas a Natal e recolhidas pela equipe do município às 7h40 deste sábado (15). Portanto, é importante reforçar que não houve atraso e a Sesap segue entregando as vacinas o mais rápido possível. A equipe responsável preparou durante a tarde e noite de sexta-feira logística de distribuição, com separação de seringas e organização e conferimento das planilhas para todos os 167 municípios e às 7h30 deste sábado colocaram-se à espera da equipe de Natal, que chegou às 7h40”, cita a nota.

 

Parnamirim

Em Parnamirim, pelo menos três Unidades Básicas de Saúde registraram filas do lado de fora nas primeiras horas da manhã: UBS Cidade Verde, UBS Santos Reis e UBS Suzete Cavalcanti.

 

Alguns idosos precisaram ficar expostos à chuva no aguardo da vacinação. O município faz neste sábado um mutirão para aplicação da segunda dose da CoronaVac para quem tomou a primeira dose até o dia 6 de abril.

 

*G1RN

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp