INTERNACIONAL

Navio iraniano é acompanhado e entra em porto na Venezuela após tensão com EUA  

Irã foi o único país do mundo a aceitar vender gasolina para o país bolivariano, que enfrenta escassez causada após bloqueio norte-americano

Por Fania Rodrigues, de Caracas | Venezuela

Depois de dois meses de escassez generalizada de gasolina na Venezuela, o país vai receber cinco navios petroleiros do Irã, com capacidade de 1,5 milhão de barris de combustível. Isso seria suficiente para abastecer o país por aproximadamente 50 dias. O Irã foi o único país do mundo a aceitar vender gasolina para a Venezuela depois que os Estados Unidos bloquearam as refinarias venezuelanas em território norte-americano.

‌O primeiro navio iraniano chamado Fortune entrou em águas venezuelanas no sábado e atracou no porto da refinaria El Palito, no estado Carabobo, nesta segunda-feira (25). Essa refinaria foi reativada recentemente depois de ficar meses paralisada devido à falta de peças e equipamentos que não podiam ser importados devido ao bloqueio internacional contra a Venezuela.

Outros cinco navios estão a caminho do país bolivariano e o nível de tensão é alto nas águas internacionais do Mar Caribe. Segundo o presidente Nicolás Maduro, o segundo petroleiro cruza a fronteira do mar territorial venezuelano também nesta segunda.

“Esperamos que os EUA não se equivoquem”, disse o presidente do Irã Hasan Rohaní. E advertiu que se militares norte-americanos tentassem impedir a passagem dos navios haveria uma resposta militar.

“Se nossos petroleiros correm perigo no Caribe ou em qualquer parte do mundo por problemas com os estadunidenses, eles também terão problemas, de modo recíproco”, declarou Rohaní.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp