Por Luciana Leão
A participação dos municípios e dos estados nordestinos, por meio do envio de propostas para o Novo PAC Seleções, foi importante diante da expectativa de 2.987 obras previstas para o Nordeste, o que significa algo em torno de 39,64% dentro do montante das 6.778 selecionadas, nos 26 estados e no Distrito Federal, alcançando 59% dos municípios brasileiros.
Entre as 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções, que compreendem os eixos Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva, as propostas priorizaram a cobertura de vazios assistenciais, além dos critérios de cada modalidade, conforme divulgado no lançamento do programa, nesta quinta-feira, 7, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Municípios contemplados
Em toda a região Nordeste, 1.358 municípios serão contemplados, o que representam 49 milhões de pessoas beneficiadas com obras e empreendimentos nas áreas de saúde, educação, cultura e esporte.
A reportagem da Revista Nordeste fez um recorte regional nos nove estados da região, por municípios contemplados, percentual da população beneficiada, assim como o quantitativo de obras por cada um dos estados da região onde serão alocados os recursos do Novo PAC Seleções.
A maior parte dos recursos no Nordeste serão destinados à área de Educação, Ciência e Tecnologia, com 1.740 obras e empreendimentos, que incluem construção de creches, transporte escolar, escolas de tempo integral, seguidos de saúde, esporte e cultura.
Confira por Estado
Alagoas – Nas propostas enviadas pelo estado e municípios foram selecionados 187 obras, o que beneficiará 2,9 milhões de alagoanos, ou seja, 95% da população do estado.
Educação foi o eixo com maior número de propostas sinalizadas, no total de 122 obras, beneficiando 88 municípios.
Bahia – Maior contingente de obras selecionadas, com 716. A expectativa é beneficiar 12,7 milhões de baianos, o que representa 90% da população do estado.
E, novamente, Educação terá a maior parte da nova infraestrutura no setor com 400 obras selecionadas, e 335 municípios contemplados.
Ceará – Com as propostas selecionadas, Ceará receberá 393 obras, beneficiando 8,1 milhões de cearenses, 92% da população, atingindo 159 cidades.
O eixo Educação, Ciência e Tecnologia contará com a maior parte das obras: 246
Maranhão – Serão 426 obras a serem implantadas com o Novo PAC Seleções, que irão melhorar o acesso a serviços de saúde, educação, esporte e cultura.
Os benefícios alcançarão 6,2 milhões de maranhenses, 93 % da população do estado e 185 municípios contemplados.
Paraíba -Paraíba vai receber 207 obras e equipamentos do Novo PAC Seleções. Os investimentos contemplam 49% municípios da Paraíba, ou seja, 110 cidades.
Os benefícios alcançarão mais de 3 milhões de paraibanos, 78% da população do estado.
Piauí – O estado vai receber 239 obras e equipamentos do Novo PAC Seleções. Os investimentos contemplam 62% municípios do Piauí (139 cidades).
Os benefícios alcançarão mais de 2,6 milhões de piauienses, 82% da população do estado.
Pernambuco – O estado receberá investimentos do Governo Federal para realizar 478 obras, que irão melhorar o acesso a serviços de saúde, educação, esporte e cultura.
Os benefícios alcançarão mais de 8,7 milhões de pernambucanos, 96% da população do estado, com 168 municípios beneficiados.
Rio Grande do Norte – Com as propostas selecionadas, o estado do Rio Grande do Norte receberá investimentos do Governo Federal para realizar 222 obras, que irão melhorar o acesso a serviços de saúde, educação, esporte e cultura.
Os benefícios alcançarão mais de 2,9 milhões de potiguares, 89% da população do estado em 120 municípios contemplados.
Sergipe – O estado teve participação ativa no Novo PAC Seleções, inscrevendo 119 propostas em todas as modalidades.
No total, 54 municípios foram contemplados. Estima-se que as obras e empreendimentos beneficiem uma população de 1,9 milhões de sergipanos (88% da população) nas áreas de saúde, educação, cultura e esporte.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.