NORDESTE

Nordeste fica abaixo da média nacional no Índice de Contratação e Demissão da pequena indústria, mas aponta maior otimismo

A 12ª rodada da pesquisa do “Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria” revela  que a região Nordeste tem cenário pior que as demais regiões no Índice de Contratação e Demissão das MPI ‘s, com um maior número de empresários relatando demissões em comparação às outras regiões brasileiras.

 

O Índice de Contratação e Demissão das MPI’s, que vai de 0 a 200, fica em 102 pontos na média nacional, com parcela de empresas contratando (19%) pouco acima daquelas demitindo (17%). A região Nordeste registrou o pior número e alcançou 97 pontos, ficando em saldo negativo de vagas. Em demissões a região também liderou e 20% das empresas entrevistadas declararam que fecharam vagas.

O Índice de Satisfação Macroeconômica das MPI’s, que varia de 0 a 200 pontos, voltou a ficar negativo na média nacional, caindo de 104 para 98 pontos, no mesmo nível do 2º semestre de 2023. Na região nordeste o cenário negativo também se repete e o índice é o pior entre todas as regiões, alcançando 91 pontos. 

Sobre a avaliação da situação econômica do país, a avaliação negativa da situação volta ao patamar do segundo semestre de 2023, subindo de 38% para 44%, na média nacional. A região nordeste é a mais otimista comparada com as outras regiões na avaliação, onde 20% declara estar ótima/boa, apesar da maioria declarar que está regular (44%) e 36% declarar ruim/péssima. 

Quanto à avaliação da situação econômica do Estado (UF) da empresa no Nordeste, os dados revelam um cenário de estabilidade, a maioria declara estar regular (45%) e apenas 17% declara estar ótima/boa. Para os próximos três meses, 37% agora esperam melhora na economia do Estado de atuação, em estabilidade em relação ao último bimestre.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp