menu

Brasil

31/10/2013


Brasil tem mais moradores de favela que toda a população do RS

Economia

Se reunidas, todas as favelas do Brasil teriam habitantes suficientes para formar o quinto maior Estado brasileiro. No total, são 11,7 milhões de habitantes nas comunidades. No Rio Grande do Sul, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada é de 11,2 milhões.

É o que projeta o Instituto Data Popular, a partir de dados do Censo e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, calculados pelo IBGE, e também do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

O número só é menor do que o de habitantes que vivem no Estado de São Paulo (41,3 milhões), Minas Gerais (19,6 milhões), Rio de Janeiro (16 milhões) e Bahia (14 milhões).

Os dados fazem parte de uma pesquisa que marca o lançamento do Data Favela, um instituto de pesquisa criado por Celso Athayde (Fundador da Central Única de Favelas (Cufa) e Renato Meirelles, presidente do Data Popular, para mapear a realidade das favelas brasileiras, identificando oportunidades de negócios para empresas nestes territórios.

 

iG

Notícias relacionadas