menu

Piauí

25/04/2016


Casos de h1n1 chegam a 54 no Piauí, com 9 mortes

Com a atualização dos dados, nesta segunda-feira (25), a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí notifica 54 casos suspeitos da Influenza A H1N1, sendo que 47 deles são de pacientes residente Piauí e os demais são provenientes do Maranhão. A atualização semanal dos dados foi disponibilizada pela Coordenação Estadual de Epidemiologia.

A prevalência dos casos persiste no público feminino, com 30, correspondendo a 55,6% do total, enquanto 24 casos acometeram pessoas do sexo masculino, com 44,4%. Todos os casos notificados tiveram amostras coletadas para realização de exames laboratoriais.

Até o momento, o estado já registrou nove óbitos, o que corresponde a 16,7%. A coordenadora estadual de Epidemiologia, Amélia Costa, esclarece que “as amostras coletadas dos pacientes com óbito no Piauí, estão sendo processadas no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e ainda encontram-se em investigação epidemiológica, aguardando resultado laboratorial. Acredita-se que a demora no recebimento dos resultados deve-se a demanda elevada do número de casos no país”.

Campanha de vacinação

A campanha de vacinação contra a Influenza inicia dia 30 de abril, seguindo até o dia 20 de maio. As doses estarão disponíveis nas unidades de saúde.

No Piauí, serão 732.193 doses a serem distribuídas para todos os municípios piauienses. A imunização é voltada para os grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, bem como doentes crônicos com recomendação médica, pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros.

180 Graus

Notícias relacionadas