menu

Brasil

10/04/2018


Datafolha exclui Lula de pesquisa presidencial

O Instituto Datafolha deverá divulgar, no próximo domingo, uma nova pesquisa de intenções de voto referente à eleição presidencial de outubro. Apesar do PT ter confirmado que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o candidato do partido ao pleito, o Datafolha não inseriu o seu nome no cartão principal do levantamento, que possui o nome de 16 candidatos. O nome de Lula aparece somente nos cartões 3,4 e 9. Lula vem liderando as pesquisas eleitorais em todos os cenários das pesquisas de intenção de voto, com pelo menos 35% das intenções de voto.

Pela legislação eleitoral brasileira, não existe impedimento para que um preso – ainda mais um preso político e condenado sem provas como o ex-presidente – possa disputar uma eleição. O PT deverá registrar a candidatura de Lula junto a Justiça Eleitoral no dia 15 de agosto. Ou seja: na prática, a Folha tenta substituir a Justiça Eleitoral.

“A prisão de Lula fez bem à imagem do ex-presidente segundo constatou uma pesquisa tracking (consulta por telefone para monitoramento) feita nos últimos dias por um grande instituto nacional. Nas palavras de quem teve acesso à consulta, o apoio a Lula ‘explodiu’ na população”, informa a jornalista Raquel Faria, colunista política do jornal O Tempo, de Belo Horizonte.

Brasil 247

Notícias relacionadas