menu

Rio Grande do Norte

13/09/2016


Garis de Natal ameaçam greve a partir de sexta

Os profissionais da limpeza pública de Natal podem suspender os serviços a partir da próxima sexta-feira (17). O motivo é a ameaça de demissão de funcionários por parte da empresa Vital Engenharia, que é responsável pela coleta de lixo nas zonas Sul e Leste de Natal.

Segundo o presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza do Rio Grande do Norte (Sindlimp), Carlos Medeiros, a empresa deu aviso prévio com vencimento no dia 20 de setembro para 46 funcionários. O motivo alegado pela empresa, ainda segundo o sindicalista, seriam supostos atrasos no repasse do pagamento da Prefeitura do Natal à Vital Engenharia.

"Eles (Vital Engenharia) estão promovendo uma demissão em massa e dizem que é porque não estão recebendo. Teremos uma audiência na Procuradoria Regional do Trabalho na sexta-feira (16) e esperamos uma solução para evitar que 46 pais de família percam seus empregos, mas já avisamos à população que poderemos suspender os serviços já a partir de sexta-feira", disse Carlos Medeiros, afirmando ainda que haverá uma assembleia da categoria logo após a reunião.

Ainda de acordo com o Sindlimp, apesar de todos os funcionários (Urbana, Marquise e Vital) estarem com os pagamentos em dia, os profissionais cogitam cruzar em braços "em solidariedade aos funcionários que correm o risco de demissão".

A Urbana negou que houvesse atraso nos repasses à empresa. Segundo a autarquia, os repasses estão dentro do prazo previsto em contrato e que o pagamento precisa respeitar o trâmite burocrático dentro do Executivo antes de ser repassado às empresas.

A Vital Engenharia foi contratada pela Prefeitura do Natal em março de 2015, após licitação. A empresa e a Marquise ficaram responsáveis pela coleta de lixo na cidade. Para realizar os serviços de coleta por cinco anos (60 meses) nas zonas Leste e Sul, a empresa receberá mais de R$ 166 milhões ao longo do período.

Agência Brasil

Notícias relacionadas