menu

06/08/2019


Governador do Piaui discute na China grandes projetos para Nordeste atraindo trilhões de dólares

Por Walter Santos

PEQUIM – “São trilhões de dólares disponíveis para investimentos e quem tiver competência para bons projetos e boas oportunidades de bons negócios levará vantagem. Tudo isto o Nordeste tem”, comentou o governador do Piaui, Wellington Dias, em contato com a única publicação nacional  avaliando os primeiros contatos na China envolvendo o Consórcio Nordeste podendo atrair trilhões de dólares, inclusive da HUAWEI com projeto envolvidos os 9 estados.

Antes de comentar a agenda de negócios, ele lembrou  da importância do Nordeste e da unidade de gestão dos governadores.

– Eu digo que nossa força é a nossa União com o nosso povo trabalhando a pauta prioritária do nosso povoz comentou ele acrescentando que ” estou na China, onde tudo é gigante, investimentos no Piauí chamam a atenção mas quando eu apresento o Consórcio Nordeste como fiz no GRI Club Internacional ou na CCCP que Congrega mais de 200 mil empresas Chinesas, o interesse é maior e já apresentei sugestão de criar um Escritório dos Estados do NE em Xangai ou Pequim”.

E adicionou:

– Assim como fez o Governador Dória, que acertadamente abriu um escritório de São Paulo em Xangai, observou.

MAIOR QUE MUITOS PAISES – Wellington Dias comentou que “juntos somos maior que 150 países do mundo. Estamos Unidos e vamos seguir trabalhando e trabalhando muito. Como nos ensina o poeta piauiense Torquato Neto ‘só quero saber do que pode dar certo, não tenho tempo a perder”.

E disse mais direto de Pequim:

– Para a China ou Europa ou América do Norte ou Países Árabes, ou Mercosul, Países da África… quando eu digo do potencial Programado para mais 10GW de energia solar e eólica no Piauí, por exemplo, até 2030 é um atrativo projeto, mas quando eu explico que temos um Consórcio com 9 Estados do Nordeste e que nesta região as oportunidades são para geração de Mais 40GW de energia eólica e solar, tudo muda de patamar.

Conforme declarou “é  o Brasil que dá certo no Nordeste e queremos e trabalhamos na mesma linha e unidos no Fórum dos Governadores do Brasil”.

HAUWEI – O governador confirmou que nesta quarta-feira tem agenda com a direção da  empresa Hauwei para apresentar projeto de PPP Nordeste Conectado, que tem por objetivo integrar com 40.000 km de rede de Fibra Óptica, cerca de 1.500 Municípios do Nordeste.

Segundo ele, “com isto a região poderá trabalhar fortemente com Tele Medicina, Tele Educação, Tele Segurança e garantir de forma moderna, setor público e setor privado conctividade de alta resolução”.

Notícias relacionadas