menu

Alagoas

14/04/2016


Governo alagoano discute melhorias com comunidades quilombolas

Texto de Myllena Diniz

O Governo de Alagoas firma um compromisso importante com as 69 comunidades quilombolas distribuídas por todo o Estado. O objetivo é ouvir as demandas reprimidas e solucionar os principais problemas de uma fatia da sociedade alagoana que, historicamente, luta por dignidade e melhores condições de vida.

A iniciativa tem sido acompanhada de perto pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). A pasta recebeu, na quarta-feira (13), representantes quilombolas para conhecer suas reivindicações e foi uma das primeiras a oferecer apoio técnico ao grupo.

Diálogo e proximidade foram os métodos encontrados para conhecer a realidade das comunidades quilombolas, suas dificuldades e a melhor forma de saná-las. “Eu quero ouvir as demandas de cada região, ir a cada comunidade, conhecer a realidade de cada uma e identificar como podemos ajudar na melhoria de infraestrutura”, disse a secretária Aparecida Machado.

Para Manoel Oliveira, coordenador-geral das comunidades quilombolas alagoanas, o momento representa um avanço e sinaliza o interesse do Estado pelo assunto. “Queremos avançar, levar ações para os quilombos. Com esse governo, essa oportunidade está surgindo. Saímos daqui com uma grande esperança e, conhecendo o trabalho da Aparecida, sei que ela tem capacidade de realizar um trabalho conosco”, destacou.

Estradas, habitação, abastecimento d’água e construção de galpões para guarda e exposição de artesanato foram algumas das demandas apresentadas. “Para que possamos ter um trabalho mais efetivo e, até mesmo, em parceria com outros órgãos, pedimos que seja enviado um relatório com as principais necessidades, para que possamos priorizar as comunidades que mais precisam das nossas ações”, reforçou Aparecida Machado.

Durante a semana, a secretária e técnicos da Seinfra também visitaram a comunidade quilombola Pixaim, em Piaçabuçu. A partir da visita, serão traçadas soluções para melhorar a infraestrutura local.

Notícias relacionadas