menu

Brasil

31/10/2013


Infraero realiza palestra sobre segurança para crianças

PARAÍBA

A Infraero promove nesta quinta-feira, dia 31, às 14h30 (horário local), uma palestra sobre segurança aeroportuária na Escola Municipal Estevão Carneiro da Cunha. A atividade faz parte do projeto de educação ambiental da Infraero no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, em João Pessoa (PB). O evento conta com a parceria da Secretaria de Educação do município paraibano de Santa Rita.

 

Voltada para os 480 alunos da Escola Municipal, a palestra vai abordar os problemas do uso de caneta laser e pipas no entorno do aeroporto, além da necessidade de descartar o lixo corretamente, para evitar que aves e outros animais entrem no espaço aeroportuário. Essas situações podem provocar acidentes com as aeronaves. Os estudantes também receberão revistas em quadrinhos produzidas pela Infraero sobre o risco aviário.

 

Desde janeiro deste ano, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já registrou 1560 notificações de emissão de raio laser nos aeroportos do país. No período, o estado de São Paulo aparece com o maior número de relatos, com 343 ocorrências, seguido de Minas Gerais, com 203. Na Paraíba foram registradas 12 ocorrências.

 

“Nosso objetivo é conscientizar as crianças sobre os problemas que brincadeiras próximas ao aeroporto podem causar. Além disso, o contato com os alunos é uma estratégia para diminuir o risco aviário, despertando nelas a consciência de sua responsabilidade com o descarte correto dos resíduos sólidos, ajudando a manter a segurança das operações aeroportuárias”, disse o superintendente do Aeroporto de João Pessoa, Alexandre Oliveira da Silva.

 

O trabalho de conscientização e educação ambiental dos Aeroportos de João Pessoa e Campina Grande começou em 2011, com a realização de palestras ministradas no auditório da Infraero. Agora, a Infraero pretende levar a informação para as crianças do entorno e formar novos multiplicadores.

 

Mais escolas

 

No dia 1º de novembro, a equipe da área de Segurança Operacional do aeroporto de João Pessoa vai participar de um estande durante a feira de ciências da escola particular Geosul, auxiliando as crianças que irão apresentar um trabalho sobre o aeroporto.

 

Ainda estão previstas visitas às escolas municipais Aníbal Limeira e CAIC, além da creche-escola Heitel Santiago, todas próximas à cabeceira 16 do Aeroporto de João Pessoa. As datas ainda serão definidas com a Secretaria Municipal de Educação do Município de Santa Rita.

 

Campina Grande

No Aeroporto de Campina Grande/Presidente João Suassuna, no último dia 22, foi promovida a campanha de conscientização para combater o hábito de soltar pipas nas áreas próximas ao aeroporto. As escolas no entorno do sítio aeroportuário receberam palestras, folders e cartazes alertando sobre os perigos da brincadeira e o que fazer no caso de avistar alguma ação nas áreas consideradas de risco para aviação.

 

Assessoria

Notícias relacionadas