menu

Brasil

19/04/2016


“Jogos online gastam muita internet”, afirma presidente da Anatel

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, falou em uma coletiva de imprensa sobre a cobrança extra por internet fixa e criticou as pessoas que jogam games online. "Tem gente que adora, fica jogando o tempo inteiro e isso gasta um volume de banda muito grande", disse Rezende, afirmando que esses usuários prejudicam quem usa pouca internet.

"É evidente que algum tipo de equilíbrio há de se ter porque, senão, nós teremos o consumidor que consome menos pagando por aqueles que estão consumindo mais. É essa questão da propaganda, do ilimitado e do infinito que é um negócio que acabou desacostumando o usuário", declarou o presidente da Anatel.

Posição da Anatel

A Anatel se posicionou de forma favorável sobre a decisão de algumas operadoras de telefonia em adotar sistemas de franquias para a internet banda larga fixa. Nesses sistemas, os usuários que excederem o valor predefinido teriam que pagar um valor adicional ou ter a velocidade de sua internet reduzida ou até mesmo cortada. Para a agência, esse modelo de negócio não vai contra a regulamentação.

Apesar de concordar com as operadoras, a Anatel proibiu o corte do serviço de internet, a diminuição da velocidade e a cobrança adicional pelos próximos 90 dias. A agência exige que as operadoras possam comunicar com clareza os usuários sobre quanto do pacote contratado já foi consumido, antes de impor quaisquer restrições.

UOL

Notícias relacionadas