menu

Brasil

25/10/2013


Ministro anuncia centros de iniciação ao esporte como legado da Copa de 2014

BAHIA

 

Meses antes do início da Copa do Mundo de 2014, o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, anunciou a construção de dois Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs), em Itapuã e São Marcos. O investimento previsto de R$ 2 milhões é resultado de projetos apresentados pela diretoria de esportes, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação, e visa estimular a formação de atletas em áreas de vulnerabilidade social.

“Esse trabalho fortalece o papel do esporte como ferramenta de afastamento da violência. E não há remédio melhor para isso do que o esporte. O trabalho precisa ser realmente de prevenção, e nosso trabalho é mostrar que há um caminho”, avalia o prefeito ACM Neto, que conduziu a coletiva de imprensa onde foram apresentados os projetos dos equipamentos, que servem para a iniciação esportiva e ao esporte de alto rendimento. Os ginásios poliesportivos terão arquibancada para cerca de 200 pessoas e área de apoio com administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público.

Os CIEs em Salvador têm como público-alvo crianças e adolescentes entre seis e 16 anos, que participarão dos projetos de iniciação esportiva. Os equipamentos, no entanto, não ficarão restritos aos integrantes do programa, pois ficarão abertos aos moradores das comunidades do entorno e de outras localidades.

Legado da Copa

O objetivo, conforme destaca o ministro, é estimular a ocupação de espaços públicos com competições, de modo a dar funcionalidade não apenas aos CIEs, mas também aos demais campos e quadras que estão sendo requalificados na cidade. “O legado da Copa não pode ser apenas durante os 30 dias do evento; precisamos aproveitar o evento para disseminar a cultura do esporte, e os centros vão ajudar muito nesse sentido. Salvador é uma cidade carente em equipamentos esportivos e nós começamos agora a suprir essa demanda”, afirmou o prefeito, que pediu ajuda ao ministro para a construção de uma piscina olímpica e de uma pista de atletismo.

Aldo Rebelo sinalizou que atenderá aos pleitos apresentados pelo prefeito e solicitou que seja feito pela administração um estudo sobre as áreas e as dimensões para a piscina olímpica e pista de atletismo. O ministro aproveitou para elogiar os projetos, destacando que a qualidade dos documentos garantiu que os investimentos fossem assegurados. “Os recursos para os centros já estão no Ministério dos Esportes e até o final do ano serão transferidos para a Prefeitura. Foram projetos muito bem-feitos”.
 

 

iG Bahia

Notícias relacionadas