menu

Alagoas

16/10/2019


Ministro sobrevoa praias com manchas de óleo, em AL

Ricardo Salles participa de reunião com gestores ambientais após sobrevoo de helicóptero.

O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobrevoou, nesta quarta-feira (16), a região da Área de Preservação (APA) da Costa dos Corais, que fica localizada no litoral norte de Alagoas, para conferir a dimensão do desastre ambiental provocado pelas manchas de petróleo cru que já atingiram mais de 160 localidades no Nordeste.

– Análise de imagens de satélite do Ibama não localiza manchas de óleo na superfície do oceano

– Como ficam viagens e passeios para praias atingidas por manchas de óleo no Nordeste?
Manchas de óleo no Nordeste: o que se sabe sobre o problema

– Após o sobrevoo o ministro do Meio Ambiente participa de reunião com gestores e representantes de instituições ambientais do estado.

Costa dos Corais

A APA Costa dos Corais, que abrange os estados de Alagoas e Pernambuco, abriga a segunda maior barreira de corais do mundo – que fica atrás apenas do paredão de corais da Austrália. O ecossistema é habitat de milhares de espécies marinhas.

Na região, o óleo de petróleo cru começou a chegar nas praias da região da APA Costa dos Corais no começo do mês de outubro, com registros nas praias de Paripueira, Passo do Camaragibe, e, recentemente, em Japaratinga, onde há uma grande expansão da mancha.

Óleo e peixes-bois

O óleo atingiu o local de maior concentração de peixes-bois do Brasil, no município de Porto de Pedras, também no Litoral Norte de Alagoas.

Confira os municípios de AL afetados (atualizado em 16/10/2019):

Feliz Deserto
Maceió
Piaçabuçu
Coruripe
Paripueira
Roteiro
Barra de Santo Antônio
Marechal Deodoro
Passo de Camaragibe
Japaratinga
Barra de São Miguel


G1/AL

Notícias relacionadas