menu

Piauí

24/09/2013


Novas estradas garantem desenvolvimento do Cerrado

Piauí

Uma nova estrada vai viabilizar o desenvolvimento de uma vasta área dos Cerrados piauienses. O governador Wilson Martins já autorizou o início das obras de asfaltamento da PI 262, rodovia que vai ligar a BR 135 à Transcerrados, passando pela Serra do Quilombo, no município de Bom Jesus, local que registra expressiva produtividade média de grãos no Brasil.

O Governo do Estado vai investir R$16,5 milhões no asfaltamento da estrada. Com a obra concluída, fica garantido o acesso rápido e seguro a outras regiões de grande produção agrícola, como Sebastião Leal e Uruçuí.

Produtor de soja Agenor Périco( Foto: Francisco Leal)Para o catarinense Agenor Périco, da Fazenda Javali, com a nova estrada a vida será bem diferente na Serra do Quilombo. Uma das mudanças, segundo ele, será o fim da imagem de carretas atoladas sendo puxadas por um batalhão de tratores.

"Com essa nova estrada que o governo vai fazer e com a Transcerrados vai ficar bom mesmo. As coisas estão mudando muito rapidamente e mudando para melhor", conta ele.

Segundo Périco, no inverno os fazendeiros precisam usar tratores para desatolar as carretas carregadas de soja. Num único dia, chega-se a registrar de 20 a 30 carretas atoladas, todas elas sendo puxadas por tratores. Com a PI 262 e a Transcerrados, este problema vai desaparecer.

Animado com a perspectiva de um bom inverno, Périco, que há 15 anos chegou à Serra do Quilombo, planta 500 hectares de soja e confessa que só uma vez a safra foi ruim.

"Este ano a safra foi ruim, mas a florada dos pequizeiros está animando os fazendeiros do Quilombo, que já estão se preparando para começar o plantio a partir do dia 10 de novembro", acrescenta o catarinense, revelando sua crença na história que corre pela região de que em ano de bom inverno o pé de pequi fica bem florido.

Notícias relacionadas