menu

Brasil

11/10/2013


Novo terminal marítimos, no Porto do Recife, recebe primeiro navio domingo

INAUGURAÇÃO

No próximo domingo (13), o novo Terminal Marítimo de Passageiros de Pernambuco recebe o primeiro navio da temporada de cruzeiros 2013/2014. Apesar disso, a data não marca a inauguração do Terminal, que começou a operar no último mês de julho. O evento depende, agora, das agendas do governador Eduardo Campos e da presidente Dilma Rousseff.

O navio que abre a temporada de cruzeiros 2013/2014 será o Costa NeoRomantica, de bandeira italiana. A capital pernambucana é a segunda parada do transatlântico, que começa a viagem no Mar Mediterrâneo, no porto de Savona, na Itália. A bordo do Costa NeoRomantica estarão 646 tripulantes e 1.194 passageiros. Durante a temporada de cruzeiros, que vai de outubro até abril de 2014, devem chegar cerca de 60 navios até a capital e circularem cerca de 100 mil turistas.

A previsão é que o navio Costa NeoRomantica esteja no ponto de embarque às 7h da manhã do domingo (13) e inicie o processo de atracação às 8h. Recife é a segunda parada do transatlântico, no Brasil, o que dispensa o trâmite de imigração e controle de passaportes na capital pernambucana. O navio saiu nesta quinta-feira (10), do porto de Belém às 18h. O Costa NeoRomantica será atracado no Cais 02 e os passageiros serão levados ao Terminal, através de 10 shuttle bus (ônibus circular). Em frente a Sala Pernambuco, os turistas terão à disposição táxis e vans.

A Secretaria de Turismo de Pernambuco vai instalar um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que funcionará no andar superior do terminal, na área de embarque e desembarque de passageiros, durante o período em que os navios estiverem ancorados. No local, os visitantes poderão encontrar toda a folheteria informativa do Estado, além de mapas de Pernambuco, Recife e Olinda. Entre os destaques da folheteria, o guia Pernambuco de 1 a 8 dias, em braille, recém lançado pela Setur-PE e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

Assim que pisarem em solo recifense, os turistas serão recebidos com som de uma orquestra de frevo, composta por seis músicos, que serão acompanhados por quatro passistas e dois caboclos de lança. A ação de receptividade será desenvolvida durante toda a temporada de navios.
 

Notícias relacionadas