menu

Maranhão

15/10/2015


Recursos da bancada maranhense irão para BR-135, definem deputados

A reunião que contou com a presença do governador Flávio Dino definiu como prioridade de emenda de bancada a continuação da duplicação da BR 135 no trecho entre Bacabeira a Entroncamento. Segundo o coordenador da bancada maranhense na Câmara dos Deputados, Pedro Fernandes, a obra é extremamente necessária. “O acesso a São Luís será melhorado, tornando-se mais seguro e melhorando a logística rodoviária para o porto do Itaqui”, destacou.

O governador Flavio Dino, acompanhado dos secretários Marcelo Tavares (Casa Civil), Márcio Jerry (Articulações Políticas) e Márcio Honaiser (Agricultura), sugeriu à bancada que as prioridades das emendas impositivas sejam direcionadas para a UEMA e ainda ao Fundo Escola Digna, que substituirá as escolas de taipa no interior do Maranhão. Dino ainda salientou a importância do aporte federal no que se refere à água. “Nós que rodamos o Maranhão, somos cobrados incessantemente e pudemos comprovar a necessidade imediata de melhorarmos o fornecimento de água e outras ações estruturantes de Saneamento Básico”, ressaltou o governador.

Relator geral da LOA 2016, deputado Ricardo Barros e o relator setorial da saúde, deputado João Arruda, também estiveram presentes na reunião e orientaram quanto às destinações de emendas individuais para área de saúde. E este foi exatamente o ponto salientado por todos os deputados do Maranhão: a dificuldade quanto custeio da rede de saúde.

A deputada Rosângela Curado (PDT-MA) destacou a importância de destinar emendas individuais para que as unidades de saúde não fechem. "Antes de adquirir tomógrafos e outros equipamentos, é preciso manter as UPAs e Unidades Básicas de Saúde em pleno funcionamento em todo o estado. Ainda estamos entre os estados com o pior per capita de saúde do Brasil, temos que continuar avançando", destacou a pedetista.

Outros pontos que deverão receber aporte de emendas da Bancada Maranhense na Lei Orçamentária são a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o IFMA e uma parceria que vem sendo construída com o Comanda da Aeronáutica para a instalação de um campus do ITA na Base de Alcântara. O coordenador da bancada revela que um curso de Engenharia Aeroespacial já caminha para ser instalado em parceria com a UFMA e o IFMA.

Estiveram presentes, além do coordenador da bancada Pedro Fernandes, o vice-presidente da Câmara Waldir Maranhão, o senador Roberto Rocha e os deputados Rosângela Curado, Eliziane Gama, Alberto Filho, André Fufuca, Juscelino Filho, Junior Marreca, Zé Carlos, Hildo Rocha, Victor Mendes, Rubes Pereira Junior e Zé Reinaldo.
 

Fred Cunha
O Imparcial

Notícias relacionadas