menu

Brasil

08/07/2017


Revista NORDESTE: Entrevista com Lula repercute nacionalmente

Exclusivo

A entrevista concedida pelo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Revista NORDESTE, repercutiu nacionalmente. Na conversa, que durou cerca de uma hora e meia, o ex-presidente falou do processo histórico do Brasil desde Dom Pedro II, a situação do Nordeste, a geopolítica internacional, a Lava Jato e os governadores da região nordestina, dentre eles, o paraibano Ricardo Coutinho (PSB).

O Estadão destacou o trecho em que Lula questiona as motivações por trás da delação do empresário Joesley Batista. Segundo o ex-presidente "a palavra mágica agora é propina. Essa delação do Joesley… Ainda não está claro a serviço do que ele fez essa delação. A serviço do que? Só vai saber com o tempo”. A matéria focou no lado político e mais atual das declarações de Lula, e citou ainda o momento da entrevista em que o ex-presidente critica o posicionamento dos procuradores da Lava Jato. “Fui prestar depoimento e eles não tinham nada, ou seja, eles passaram a viver da pirotecnia, viver de fantasia. Eu lamento profundamente porque esse comportamento dos procuradores depõe contra a instituição que é muito séria”, foi o trecho destacado da entrevista.

O Portal Brasil 247 publicou a entrevista na íntegra e deu ênfase à análise sociológica histórica e atual do Brasil, dispondo na manchete a crítica feita por Lula à classe média brasileira que ainda não aceita dividir espaços com as camadas sociais mais pauperizadas. No trecho em questão, Lula expressa que sua "grande frustração foi constatar que, no Brasil, ainda há muita gente que não aceita que o pobre suba um degrau", quando questionado pelo jornalista Walter Santos se o Brasil ainda refletia a lógica da Casa Grande e Senzala, em referência à obra de Gilberto Freyre. O Portal classificou a entrevisa como "histórica".

O vídeo na íntegra foi ainda transmitido pela Tv Master, em João Pessoa e publicado pelo Diário do Centro do Mundo. Com destaque para os dois focos, o lado histórico e o atual do país, a matéria ainda repercutiu no Blog do Jamildo, do jornalista Jamildo Melo e em diversos outros portais de política do país. 

A entrevista pode ainda ser conferida na edição de julho da Revista Nordeste e no vídeo logo abaixo.

 

l

Notícias relacionadas