menu

Bahia

07/05/2020


Rui Costa anuncia parceria com empresa chinesa para utilização de software que auxilia na precisão do diagnóstico da Covid-19

A empresa ofereceu a utilização gratuita da tecnologia por sete dias e a expectativa é que esteja instalado até domingo (10)

REVISTA NORDESTE – O governador Rui Costa anunciou na noite desta quarta-feira (6) parceria com uma empresa chinesa para utilização de um software que auxiliará no diagnóstico mais preciso de coronavírus. A partir da realização de uma tomografia com esse software será possível identificar a contaminação por Covid-19. O software permite a leitura rápida da tomografia com taxa de 98% de acerto do diagnóstico e tem precisão maior que o exame de secreção nasal.

A empresa ofereceu a utilização gratuita da tecnologia por sete dias e a expectativa é que esteja instalado até domingo (10) na Policlínica Regional de Itabuna. Neste primeiro momento, serão testados com essa tecnologia os profissionais de saúde que atuam em Itabuna e Ilhéus, cidades com índices elevados de contaminação.

Rui Costa informou que a proposta foi apresentada pela empresa durante reunião e diante do alto percentual de acerto no diagnóstico da doença resolveu testar a ferramenta.

“Essa tecnologia foi utilizada na China como reforço para o rastreamento da doença. Iremos usá-la nestes sete dias para que possamos testar e validar a tecnologia. Optei pela instalação na Policlínica de Itabuna que irá atender também os profissionais de Ilhéus. Destaco que será utilizado por todas as equipes que atuam em hospitais e unidades de saúde estaduais e municipais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos, seguranças, entre outras categorias”, disse.

Ainda de acordo com o governador, o objetivo é conter o avanço da doença já que os profissionais da área de saúde representam alta probabilidade de replicação do vírus.

“Há comprovação científica internacional de que os trabalhadores das unidades saúde são vetores de replicação, já que involuntariamente e, por serem potenciais pacientes assintomáticos, acabam se transformando em elo de transmissão do novo coronavírus. A partir da confirmação do diagnóstico positivo para a doença, colocaremos esses profissionais em quarentena”, concluiu.

Notícias relacionadas