menu

Brasil

24/10/2013


São Francisco do Conde sedia o terceiro encontro de gestores municipais baiano

BAHIA

São Francisco do Conde, município localizado na Região Metropolitana de Salvador, distante apenas 66 Km da capital, será sede, amanhã, do 3º Encontro de Orientação e Capacitação aos Gestores Municipais, prestação de serviços idealizada e realizada pelo Tribunal de Contas dos Municípios, contando com a pareceria da União dos Municípios da Bahia – UPB.

O presidente do TCM, conselheiro Paulo Maracajá Pereira, já confirmou presença no evento, que deve alcançar o mesmo sucesso dos dois já realizados nesta nova edição, em Juazeiro e Vitória da Conquista, “pois temos sentido grande interesse dos gestores públicos municipais, o que fortalece nossa iniciativa que, desde 2011, durante a primeira série de 12 encontros, este Tribunal mostrou que o seu papel não é apenas o de aprovar ou rejeitar contas, mas, sobretudo, o de orientar para que todas as normas regimentais sejam cumpridas”.

Outra vez, durante os dois turnos desta sexta-feira, a Corte de Contas disponibilizará técnicos competentes na orientação dos gestores, dirimindo dúvidas, mostrando os caminhos de uma administração municipal eficiente. “Não vamos poupar esforços para estabelecer um elo de compromisso entre os gestores e o TCM, visando o equilíbrio das contas públicas municipais”, enfatiza o presidente Paulo Maracajá.

Credenciamento começa às 8h

O local do encontro será na Câmara Municipal de São Francisco do Conde (Rua Barão do Rio Branco, nº 18, Centro). O credenciamento começa às 8h, com abertura às 9h e encerramento às 17h. Representam o Tribunal de Contas, o presidente, conselheiro Paulo Maracajá Pereira; o ouvidor Francisco Senna; o coordenador da CAM, Antônio Dourado Vasconcelos; o diretor da 1ª DCTE / 2ª CCE, Josival de Cristo Santos; o chefe da 4ª Unidade de Controle Externo, Marcelo Magnavita, os Analistas de Controle Externo Luiz Eduardo Dourado Lopes e Vitor Maciel dos Santos.

São Francisco do Conde, com 36 mil habitantes, é considerado o município brasileiro com maior produto interno bruto, face à arrecadação municipal de impostos ligados à produção de petróleo do Refinaria Landulfo Alves, da Petrobras, com cerca de R$ 200 milhões anuais.

São Francisco integra um grupo de 14 municípios da 1ª IRCE, que tem como Inspetor Regional Humberto Frederico Borba de Trindade, abrangendo ainda Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Mata de São João, Santo Amaro, Salvador, Saubara, Simões Filho e Vera Cruz, representando cerca de 3,7 milhões dos 15.044.127 habitantes do Estado da Bahia.

Após este Encontro de São Francisco do Conde, mais seis outros ainda serão realizados: Porto Seguro (01/11), Barreiras (06/12), Jequié (13/12), Ilhéus (07/02/14), Irecê (21/02/14) e Alagoinhas (14/03/14).
 

iG Bahia

Notícias relacionadas