menu

Brasil

14/10/2013


Tendência de contratações segue em queda, diz FGV

EMPREGO

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) ficou praticamente estável ao variar 0,1% em setembro, na comparação com o mês anterior, considerando-se dados com ajuste sazonal, de acordo com a Fundação Getulio Vargas.

O resultado sinaliza uma estabilização após as oscilações nos últimos dois meses (queda de 5,7%, em julho, e subida de 2,6%, em agosto). A possível acomodação, no entanto, não muda a tendência decrescente no ritmo de contratações da economia brasileira.

A estabilização do IAEmp decorre da dispersão entre os seus componentes. O movimento das taxas, na margem, ficou entre 4,3%, para o indicador que mensura a perspectiva dos consumidores de encontrar emprego futuro na própria região, da Sondagem do Consumidor, e -1,1% no indicador que mede o otimismo por parte do empresariado quanto às futuras contratações, na Sondagem de Serviços.

O IAEmp é construído como uma combinação de séries extraídas das Sondagens da Indústria, de Serviços e do Consumidor, tendo capacidade de antecipar os rumos do mercado de trabalho no país.

 

iG Economia 

Notícias relacionadas