NORDESTE

Nova edição: Revista NORDESTE destaca ampliação da aviação na região e a preservação da Caatinga

Já está disponível a edição de número 196 da Revista NORDESTE, em versão digital e impressa. O destaque principal é a ampliação da aviação regional no Nordeste. Os Governos incentivam as empresas a ampliar as Malhas aéreas pelo interior da região. Novas rotas visam encurtar distâncias e ligar cidades aos hubs da aviação.

Leia aqui

 

A reportagem aponta que a aviação presente entre cidades do interior precisa virar política pública no Brasil, segundo apontam especialistas. O advogado e especialista em Direito Aeronáutico João Roberto Leitão de Albuquerque avalia que o país precisa avançar nas suas políticas públicas que incentivem a criação de hubs de desenvolvimento e, dessa maneira, fortalecer a interiorização da aviação.

 

Em entrevista exclusiva, o presidente do Sebrae, Décio Lima, fala sobre os avanços em articulações para dar ‘novo salto’ de resultado em favor da microempresa, base da economia. Eleito recentemente, ele leva ao país a sua experiencia de gestão em Blumenau, Santa Catarina. As mudanças implementadas no Sebrae têm o aval do presidente Lula.

 

A NORDESTE destaca ainda a mobilização para priorizar a Caatinga. Seminário Nacional ocorrerá em junho em Campina Grande para ampliar o debate sobre o futuro do bioma. A Revista reproduz analise do especialista Michael Esquer tratando a seguir dos problemas enfrentados pelo bioma já há algum tempo.

 

O cooperativismo financeiro que transforma vidas no semiárido nordestino através do Sicoob-PE é mostrado na nova edição como exemplo em cidades sertanejas, como Itapetim, em Pernambuco, e Prata, no Cariri paraibano, com fomento ao comércio, indústria, agropecuária e agricultura familiar.

 

Reportagem de Luciana Leão mostra como leilões de linhas de transmissão vão ampliar escoamento de projetos de energia renovável no Nordeste. Pauta é colocada como prioridade pelos nove governadores da região para maximizar a distribuição de energia solar e eólica e ampliar investimentos.

 

Outros destaques

 

O presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Ricardo Cavalcante, concedeu entrevista ao jornalista Walter Santos apontando o programa Nordeste Forte como instrumento para a indústria que vive atenta e em busca de meios para se sobressair além da participação no PIB nacional em 14%.

 

A publicação pontua a realização da maior obra de engenharia da Bahia, a Ponte Salvador-Itaparica, em processo de recomposição financeira com capital chinês.

 

Na Cultura, a NORDESTE ainda destaca o montante de R$ 1,1 bilhão liberado ao setor através da Lei Paulo Gustavo na região. É o segundo maior aporte regional do país.

 

José Natal ainda registra a história de Rita Lee, falecida neste mês no texto intitulado: “A Falta Que Faz Uma Ovelha Negra”.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp