Ceará

Novo Aeroporto Regional de Sobral é entregue para impulsionar o desenvolvimento regional

Larissa Falcão – Ascom Casa Civil Texto
Thiago Stille Fotos

 

Estado investiu R$ 70 milhões no moderno equipamento que consolida Sobral como polo de atração de investimentos e geração de oportunidades

 

Conquista para população da Região Norte cearense, o novo Aeroporto Regional de Sobral foi entregue pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra), nesta sexta-feira (1°). O empreendimento, localizado a cerca de 25 km da sede do município, tem capacidade para receber aeronaves de porte médio.

 

Participaram da inauguração o governador Camilo Santana; a vice-governadora Izolda Cela; o prefeito de Sobral, Ivo Gomes; o titular da Seinfra, Lucio Gomes; o ex-governador do Ceará e ex-Ministro da Fazenda, Ciro Gomes; e outras autoridades, entre prefeitos de cidades vizinhas, deputados cearenses, lideranças locais e representantes do setor produtivo.

 

O Estado do Ceará investiu R$ 70 milhões para construir e equipar o Aeroporto, além de oportunizar melhorias viárias para o acesso. Iniciativa que eleva a um novo patamar econômico uma região com mais de 800 mil habitantes – somando o quantitativo populacional do Sertão de Sobral e do Litoral Norte.

 

“A região já merecia um bom aeroporto que pudesse ter voos comerciais. Entregamos hoje este belo equipamento dentro do padrão exigido pela Anac [Agência Nacional de Aviação Civil]. Já solicitamos a regulamentação e temos conversado com companhias aéreas nacionais para criar voo comercial para cá, como criamos para Jericoacoara e Aracati. Este equipamento traz desenvolvimento e oportunidades. Esse é o papel do Estado”, afirmou o governador Camilo Santana.

 

“Esta obra é um exemplo daquelas ações que muito nos desafiam, que são obras estruturantes, que têm serventia no presente, mas também pavimentam a estrada para o futuro. Muitas coisas para o crescimento só podem acontecer, como crescimento econômico, quando as condições existem. O aeroporto para nós e para nossa região tem um valor muito grande”, reforçou a vice-governadora Izolda Cela.

 

Impulsionando o desenvolvimento

Instalado numa área de 180 hectares, o empreendimento conta com pista de pouso e decolagem de 1.800m de extensão por 30m de largura. Também possui estacionamento, pátio de aeronaves, pistas de taxiamento, balizamento noturno e um Terminal de Passageiros, com área construída de aproximadamente 2 mil m².

Para o conforto de profissionais e passageiros, o terminal dispõe de salas de espera, embarque e desembarque, administração, balcões de check-in, controle de voo, além de banheiros e espaço para quiosques e lanchonete.

 

“Este empreendimento tem um layout capaz de receber qualquer voo comercial do Brasil. Toda documentação para homologação já está protocolada na Anac. Uma área de 180 hectares que também pode receber empreendimentos”, ressaltou Lucio Gomes, secretário da Seinfra, agradecendo a todos que contribuíram na construção.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp