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Novo terminal de contêineres de Suape será 100% operado com energia limpa do mercado livre

O novo terminal de contêineres de Suape, da APM Terminals Suape, será o primeiro terminal 100% eletrificado da América Latina.

 

Em outras palavras, com toda a operação a partir de energia limpa adquirida do mercado livre, além de  iniciativas pioneiras em sustentabilidade portuária.

 

As obras do novo terminal de contêineres devem ser iniciadas em fevereiro próximo,  segundo comunicado da APM Terminals Suape, que finalizou o processo de compra do terreno localizado no Complexo Industrial Portuário de Suape, localizado na Região Metropolitana do Recife. 

 

Imagem ilustrativa da maquete do novo terminal/ Divulgação

 

O espaço tem cerca de 50 hectares e pertencia ao Estaleiro Atlântico Sul (EAS). A previsão é de que entre em operação no segundo trimestre de 2026.

 

Movimentação

 

Com a conclusão da primeira etapa, o terminal de contêineres poderá movimentar até 400 mil TEUs por ano e aumentará a capacidade do complexo portuário em 55%, gerando centenas de empregos diretos e indiretos 

 

Com tecnologia e processos de ponta, o novo terminal contará com um sistema completo de gestão ambiental e de resíduos; tratamento de águas residuais e modelagem de fluxo de águas subterrâneas para controle de poluição. 

 

Também terá rede 5G própria, que possibilitará transmitir informações em tempo real para os clientes, 24 horas por dia, sete dias por semana.

 

Outro diferencial será o uso de RTGs (guindastes móveis sobre pneus) por controle remoto, que ampliará a agilidade das operações remotamente, impactando positivamente a produtividade e garantindo mais segurança às atividades.

 

Rotas 

 

Em entrevista ao Estadão/Broadcast , o presidente da APM Terminals Suape, Aristides Russi, disse que a ambição é resgatar as escalas internacionais de Suape, aumentando em 27% as rotas de longo curso do porto. 

 

Hoje, diz o executivo, as cargas de rotas mais longas fazem transbordo em portos como o de Santos , antes de seguirem por cabotagem para Pernambuco .

 

“O transbordo em outro porto adiciona custos e tempo à cadeia, torna a operação menos atrativa. Com rotas ligando Suape diretamente aos países de origem ou destino das cargas, podemos reduzir o tempo de transporte da Ásia, por exemplo, em 25 dias, de 65 para 40 dias”, diz Russi.

 

Relembre a trajetória 

 

Em 2022, a APM Terminals venceu o leilão judicial para a aquisição da área, chamada de Unidade Produtiva Isolada do Estaleiro Atlântico Sul (EAS). 

 

Desde então, a empresa realizou diversas etapas legais para concretização do negócio, oficializada com a assinatura de compra do terreno. Durante esse período, a companhia também tem atuado no desenvolvimento do projeto de construção do empreendimento.

 

A APM Terminals desenvolve e opera terminais de contêineres em todo o mundo por mais de meio século. A empresa opera terminais em 64 locais-chave em 38 países ao redor do mundo – e tem vários outros projetos em desenvolvimento. 

 

Como uma divisão independente da A.P. Moller-Maersk, a APM Terminals emprega aproximadamente 22.000 pessoas e, em 2022, 30.000 navios escalaram nos seus terminais. Na região das Américas, a APM Terminals opera 14 terminais em 8 países.


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