Brasil

OAB lança Nota de repúdio em face do Consulado da China sofrer atentado no RJ

A OAB se mantém vigilante em torno do Estado Democrático de Direito e das relações diplomáticas do país com todos as demais nações. Nesta sexta-feira a área internacional da Ordem soltou nota condenando atentado no Consulado da China no Rio de Janeiro.
<span;>Segunfo a nota, as diretorias da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF) e da Comissão de Migrações e Comércio Exterior repudiam o atentado ocorrido na noite do dia 16 de setembro de 2021.

“As missões estrangeiras, sejam diplomáticas ou consulares, representam o Estado de referência fora de suas jurisdições territoriais. Esse ato de agressão, se não rigorosamente investigado e exemplarmente punido, significará, simbólica e faticamente, uma agressão do Estado brasileiro ao parceiro chinês. Um ato de vandalismo e xenofobia, que já tem enorme gravidade moral e consequências jurídicas, potencialmente, pode ter impactos muito superiores para as relações diplomáticas bilaterais. Espera-se, do Poder Público, que imprima às investigações a seriedade que ela deve possuir. Atos de xenofobia contra asiáticos cresceram em todo mundo em razão da exploração do divisionismo social, tendo a pandemia do COVID-19 como pano-de-fundo. O brasileiro já sentiu na pele, no passado, a xenofobia em terras estrangeiras. Não podemos tolerar o intolerável”, afirma  Clarita Costa Maia, presidente da Comissão de Migrações e Comércio Exterior da OAB/DF.

Mundialmente, atos de xenofobia contra a comunidade asiática têm crescido de forma vertiginosa.  A OAB/DF, a CAADF/DF e a Comissão de Migrações e Comércio Exterior prestam solidariedade à comunidade chinesa no país e à representação consular e diplomática e exortam as autoridades a uma rigorosa investigação.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp