Internacional

OMS diz que vai tomar decisão sobre uso emergencial de vacinas contra Covid-19 nas próximas semanas

A cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, disse nesta sexta-feira (11) que a entidade espera tomar decisões sobre a aprovação do uso emergencial de vacinas candidatas contra a Covid-19 nas próximas semanas.

Swaminathan disse que a OMS poderia decidir sobre a vacina da Pfizer nas próximas duas semanas. Depois, a organização pretende avaliar outros dois imunizantes – Moderna e AstraZeneca.

“Pelo menos 10 empresas enviaram os documentos. Devemos analisar as vacinas da Moderna e AstraZeneca (vacina de Oxford) nas próximas semanas. Emitiremos nosso parecer em breve para aprovação de uso emergencial ou não”, disse a cientista-chefe.

A aprovação da OMS pode permitir que uma vacina seja implantada em alguns países onde os reguladores médicos nacionais ainda não foram capazes de avaliá-la. “As autoridades reguladoras podem decidir quais vacinas usar em seus países. Entretanto, alguns países usam o serviço de pré-qualificação da organização para vacinas e medicamentos”, completou Swaminathan.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você