CEARÁ

Pacto pelo Pecém: melhorias viárias e implantação de 5G são anunciadas

 

A articulação entre Governo do Estado, Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Assembleia Legislativa do Ceará, prefeituras de Caucaia e de São Gonçalo do Amarante e Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), intitulada Pacto do Pecém teve nova etapa de lançamento anunciada nesta terça-feira (9/07) pelo governador Elmano de Freitas.

 

As ações anunciadas  visam melhorar a estrutura do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e seus acessos. Foram elas: ordem de serviço para construção de rotatória de acesso ao portão 2 do Porto; liberação de R$ 3,9 milhões para construção de alças de acesso entre as CE-085 e CE-155; a implantação do 5G em todo o Complexo por parte da empresa Brisanet.

 

 

Governador Elmano de Freitas durante anúncio das novas ações estruturadoras no CIPP e seu entorno. Foto: Yuri Leonardo

 

Elmano de Freitas destacou o impacto social das obras e como o entorno também precisa se desenvolver junto com o CIPP, fazendo com que toda a região saia vencendo.

 

“A compreensão da importância de se ter um Porto vem de muito tempo no Ceará e é por isso que seguiremos avançando. Nós temos que pensar no desenvolvimento do Porto, mas também em seu entorno e da população que ali vive. O Complexo é muito importante, mas mais importante são as pessoas que fazem o seu dia a dia. A joia que é o Porto do Pecém precisa ser muito bem cuidada por nós e aqui estamos anunciando obras estruturantes que são muito importantes neste sentido”.

 

Confira abaixo as ações em andamento e em planejamento:

 

 

 

 

Na avaliação de Salmito Filho, secretário do Desenvolvimento Econômico, o bom diálogo entre todos que fazem o Pacto pelo Pecém, está sendo fundamental para que o Complexo siga crescendo. “Gostaria de parabenizar as pessoas que fazem o CIPP neste mais importante passo para o Complexo, um bom exemplo para o Brasil de diálogo e pactuação. Para cuidar das pessoas é preciso da sensibilidade social e também das empresas construindo oportunidades de emprego e renda. Assim seguiremos construindo um futuro que já chegou”.

 

 

 

Para Hugo Figueirêdo, presidente do CIPP, a reteomada do Pacto pelo Pecém em 2023, reafirmou o o compromisso do Complexo com o desenvolvimento estadual.  Inicialmente constituído em 2011 e retomado em agosto do ano passado, segundo o presidente do CIPP, já se previa a necessidade de um trabalho articulado e integrado dentro do território do Complexo.

 

“Contudo, mesmo diante de um novo desafio agora, reforço o compromisso do CIPP e do Governo do Ceará com o desenvolvimento do estado como um todo”.

 

Conectividade

 

José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, informou sobre novos avanços da empresa, inclusive visando levar a tecnologia 5G para a zona rural do estado.

 

“É gratificante dizer que uma empresa de Pereiro, cidade do Interior do Ceará com seis mil habitantes, é a maior empresa de telecomunicações do Brasil. É com esse espírito que queremos levar essa tecnologia também para a zona rural do nosso estado”, comentou.

 

José Roberto Nogueira, CEO da Brisanet

 

A implantação de sinal 5G na área que abrange Complexo do Pecém, Zona de Processamento de Exportações (ZPE) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), além da vila de Pecém, integra a execução da concessão da Anatel vencida pela Brisanet em 2021. José Roberto Nogueira informou que a instalação das nove torres já começou e deve ser concluída em 70 dias.

 

Nova estrada

 

A inauguração, também nesta terça-feira (09/07), da duplicação da CE-155 no trecho de 21km que faz ligação do Porto com a BR-222 amplia a capacidade de circulação de veículos pesados e facilita a logística de transporte para o CIPP. O investimento foi de R$ 84.194.059,43, com verbas estaduais e federais.

 

 

 

 


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Recomendamos pra você


Receba Notícias no WhatsApp